2020/04/09

Notícias do dia

MEO encerra Free, Net & More que dava dados móveis em troca de publicidade; Google proíbe instalação do Zoom nos computadores dos funcionários; MediaTek faz batota nos benchmarks; OnePlus 8 começa nos €729 e vai até aos €1020; Netflix ganha perfis protegidos com código PIN; Samsung remove app Smart View em Outubro e deixa Smart TVs antigas sem controlo via app.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um power bank wireless BlitzWolf BW-P10.

Coronavirus contribui para criar internet mais resistente



Se por um lado há serviços que têm reduzido a qualidade para poupar as redes durante o período de coronavirus, há também muitas empresas que estão a aproveitar este período para melhorarem a sua infraestrutura e tornarem os seus serviços na internet bastante mais resistentes e robustos. Enquanto muitas empresas sofrem com a falta de clientes, outras têm enfrentado aumentos substanciais de utilizadores e fazem o que podem para tentarem garantir a qualidade do serviço.

No caso da Netflix, mesmo a empresa não sendo tão gastadora de dados como se pensa, por há muito recorrer a sistemas para distribuir os conteúdos directamente a partir das redes dos operadores, tem estado a reforçar essa rede de distribuição para que se torne ainda mais eficiente.

O receio agora é que este período de melhoria das infraestruturas possa ficar suspenso devido à falta de material dos fornecedores que interromperam actividade. Mas, serve para demonstrar que, em todos os momentos de crise, continua a haver oportunidade para crescer.


Câmaras com AI analisam comportamento dos animais de estimação



Ter uma câmara de vigilância em casa permite a quem tem animais domésticos espreitar o que eles andam a fazer enquanto se está longe de casa, mas há empresas que querem ir mais longe e usar AI para detectar comportamentos estranhos nos animais.

Ninguém irá analisar diariamente as muitas horas de vídeo do seu animal de estimação em casa para ver como correu o seu dia; mas empresas como a Furbo e PetCube estão a trabalhar em câmaras que são capazes de detectar, através do som e imagem, se eles estão a ter algum comportamento anómalo (como ladrar demasiadas vezes) para alertarem os donos de que algo de estranho se passa.

... Não consigo deixar de pensar se o passo seguinte será aplicar a detecção de anomalias às pessoas que passarem o dia em casa. ;P


Unicode 14 adiado 6 meses por causa do coronavirus



Depois dos filmes e muitos produtos físicos, também as criações digitais ficam afectadas pelo coronavirus, neste caso causando um adiamento de 6 meses no lançamento do Unicode 14 com uma séries de novos emojis.

Por agora ainda nem se sabe quais serão esses novos emojis, sendo que os do Unicode 12.1 só recentemente chegaram ao Android e os Unicode 13 só deverão chegar em simultâneo com o lançamento do Android 11.


Zoom esconde IDs das reuniões para melhorar segurança



O Zoom continua a tentar dar resposta em tempo útil a todas as situações que vão sendo reportadas, e desta vez removeu o ID das reuniões da janela, para que uma simples captura de ecrã partilhada não permita que qualquer curioso se tente ligar a ela - como aconteceu com a primeira reunião digital de Boris Johnson no Reino Unido.


O ID da reunião continua disponível, mas fica visível apenas quando se clica no icon para informação adicional.

Vamos ver que mais notícias sobre o Zoom teremos amanhã, que isto já parece aqueles episódios "to be continued..." :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)