2020/07/10

Notícias do dia

Google satisfeita com ritmo de adopção do Android 10; iOS 14 beta já disponível para todos; Elon Musk promete condução autónoma nos Tesla para este ano; nas promoções temos um MicroSD 128GB SanDisk Extreme a €20; Google Calendar vai mostrar eventos de curta duração; e Covid-19 fez aumentar 40% o tempo passado nas apps.

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te dá a possibilidade de ganhares um carregador BlitzWolf BW-S5.

Samsung também vai vender smartphones sem earphones nem carregadores



Depois das indicações que o próximo iPhone 12 virá sem carregador nem earphones, também a Samsung (e outros) poderão adoptar postura idêntica, deixando de incluir carregadores com os seus smartphones.

A medida será positiva, no sentido de que irá evitar a produção e distribuição de milhões de carregadores desnecessários - já que a maioria das pessoas não terá falta de carregadores acumulados ao longo dos anos, ou facilmente poderá comprar um que trate de múltiplos dispositivos de uma só vez a custo reduzido - por outro lado, é praticamente garantido que os fabricantes irão utilizar isto como forma de aumentar as suas margens, já que não me parece que a remoção destes acessórios vá ser acompanhada de uma redução do preço final dos smartphones.


Canon anuncia câmara EOS R5 com vídeo 8K



A Canon tem uma nova câmara que será do agrado de todos os que já vão pensando em gravar vídeos em 8K. A Canon EOS R5 vem com um sensor de 45MP e, embora tenha o aspecto de uma DSLR, trata-se de uma câmara mirrorless, capaz de tirar fotos a 20 fps com o obturador electrónico ou 12 fps com o obturador mecânico.

Mas o maior destaque vai para as capacidades de vídeo, que para além de gravar vídeo 4K DCI a 60fps, também permitem gravar vídeo 8K em RAW (4:2:2 10-bits) a 30fps. Tudo pela módica quantia de 3900 dólares, sem objectiva, o que a torna na segunda mais cara câmara da Canon, apenas atrás da 1D X Mark III.


Garmin expande smartwatches solares



Ao contrário de outros smartwatches com nome solar mas que não contam com o auxílio do sol para prolongar a autonomia, a Garmin tem mesmo smartwatches cujo ecrã também funciona como painel solar para se poderem recarregar enquanto estão ao sol.

Os Garmin Fenix 6, Instinct e Tactix Delta passam a contar com carregamento solar, que no entanto não permitirá dizer o adeus aos carregamentos tradicionais - o que já seria de imaginar considerando a reduzida área de ecrã que pode tirar partido do sol. No melhor dos casos poderão esperar prolongar a autonomia em mais 1 ou 2 dias, a somar aos cerca de 10 dias indicados - mas, é da maneira que poderá incentivar a fazer mais actividades ao ar livre.


Chrome e Firefox vão suportar imagens AVIF



Demorou, mas finalmente o Chrome e o Firefox vão passar a suportar imagens no formato AVIF baseado no codec AV1. Um codec que é considerado um dos mais eficientes do momento (pelo menos até chegar o novo VVC) e que supera as capacidades dos habituais JPEG e até do WebP que nunca ganhou grande tracção fora do Chrome.

O codec AV1 foi criado como alternativa gratuita ao H.264, promovido por empresas como a Google e Netflix como forma de poupar na largura de banda sem necessidade de pagarem os royalties pela utilização do outro codec. E está disponível para o Windows 10, dando ao windows a capacidade de ver vídeos em AV1 e também ver estas imagens AVIF directamente no File Explorer ou editá-las no Paint.


Google revela semi-oficialmente o próximo Google Home



Depois das imagens daquele que será o próximo Google Home terem surgido na internet, a Google apressou-se a tentar recuperar o controlo da narrativa, fazendo o seu próprio "leak" oficial: imagens e um curto vídeo onde podemos ver o sucessor do Google Home, com o seu formato rectangular arredondado.

Parece que o formato cilíndrico do Google Home original vai ser mesmo para abandonar.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)