2020/08/31

Notícias do dia

Netflix dá acesso gratuito a filmes e séries; Xiaomi mostra 3ª geração de câmara invisível sob o ecrã; app Stayway Covid já disponível para Android e iOS; OnePlus prepara smartphone mais barato que o Nord; deepfakes pornográficos estão aumentar exponencialmente; IKEA apresenta caixas LEGO Bygglek; SpaceX fez o seu 100º lançamento; furacão Laura fascina jogadores no Flight Simulator; e ainda o sub-mundo dos white SIMs russos que permitem falsificar números de telefone e mudar a voz.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer um candeeiro LED de mesa BlitzWolf BW-LT16.

Elon Musk mostra novo implante Neuralink



Tal como prometido, Elon Musk mostrou as novidades da Neuralink, a sua empresa que se dedica à criação de interfaces cerebrais. A demonstração prometida foi feita com um porco, que tinha um dos novos módulos implantado no cérebro há dois meses, permitindo recolher informação com grande precisão e em tempo real sobre o que estava a sentir com o focinho.


Com o novo "The Link", a Neuralink dispensa a necessidade de um módulo no exterior da cabeça, como acontecia com os implantes anteriores; ficando o módulo alojado num círculo perfurado no crânio - sendo que o objectivo é agora garantir que este módulo possa permanecer funcional durante décadas.

Ainda não foi desta que tivemos direito a uma demonstração espectacular - mas a verdade é que estamos a olhar para as fundações de algo que, num futuro não muito distante, poderá vir a tornar-se na forma preferencial de interagir com computadores - e onde bastará pensar em vez de tocar, falar ou olhar.




Lenovo Tab P11 Pro livra-se das margens



Os tablets com margens reduzidos continuam a seguir a inspiração iniciada pelos iPad Pro da Apple, e é esse o caso do mais recente Tab P11 Pro da Lenovo, que continua a ser uma das marcas que continua a apostar no segmento dos tablets.

O Tab P11 Pro vem com um Snapdragon 730G, com 4G ou 6GB de RAM, 128GB + microSD até 1TB, e um impressionante ecrã OLED de 11.5" (2560x1600). Tem uma bateria de 8600mAh com carregamento rápido de 20W, e um conjunto de câmara dupla 13MP + 5MP, e câmara frontal de 8MP. Tudo isto numa espessura de apenas 5.8mm, e com preço a começar nos €699.


China pode bloquear venda do TikTok a empresa norte-americana



Com Donald Trump a exigir que o TikTok seja comprado por uma empresa norte-americana (com a Oracle a parecer ser a melhor posicionada para o fazer), a China parece estar disposta a usar táctica idêntica para impedir essa venda. Tal como os EUA estão a bloquear o acesso de empresas chinesas a tecnologia de empresas norte-americanas, a China pode avançar com um bloqueio de exportação de tecnologia para os EUA, e com isso impedir que o TikTok possa ser vendido à Oracle, Microsoft ou outras.


GoPro Hero 9 Black deverá trazer ecrã frontal a cores



A GoPro quer tornar mais apelativa a sua próxima GoPro Hero 9 Black para os vloggers e streamers, para isso adicionando-lhe um ecrã frontal a cores que poderá mostrar exactamente o que está a captar a cada momento.

Não deixa de ser curioso que, em tempos, uma action cam era um equipamento onde até um único ecrã na traseira era considerado um luxo (e a maioria tinha que esperar até transferir o cartão para um computador para conseguir ver o que tinha gravado), e agora chegamos ao ponto em que até temos ecrãs secundários a replicar o que se poderia ver no ecrã traseiro. Embora compreenda que neste caso existem questões com a manutenção do formato "GoPro", parece-me que teria sido muito mais eficiente recorrer a um ecrã traseiro com mecanismo que permitisse rodá-lo para a frente - como fazem outras câmaras.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)