2021/02/02

Notícias do dia

Robinhood volta a cair para 1 estrela na Play Store; SpaceX vai levar quatro passageiros ao espaço este ano; Nike Go FlyEase dispensa cordões, velcro e mãos; Google encerra estúdios de jogos do Stadia; Facebook vai queixar-se do iOS 14 em popup nas suas apps; e Ransomware Fonix encerra actividade e cede chave para decifrar ficheiros.

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no nosso passatempo do gadget da semana que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB, e sendo início do mês é também o momento perfeito para aderires ao nosso Clube AadM+ que dá acesso a prendas exclusivas mensais.

Reuniões de condomínio à distância

Foi preciso um ano de Covid-19, mas finalmente a transição para eventos à distância chegou também às reuniões de condomínio. A partir de agora as reuniões de condomínio terão que ser feitas usando meios de comunicação à distância, ficando no entanto contemplada a possibilidade de serem feitas usando um sistema misto, no caso de falta de meios por parte de algum condómino. A assinatura e a subscrição da ata poderão ser efectuadas por assinatura electrónica ou por assinatura manuscrita, sobre o documento original ou sobre documento digitalizado.

Pena ter sido necessária uma pandemia à escala mundial para se avançar com esta medida, que já poderia ter sido implementada há muito e facilitaria a vida a muitos condóminos (e, se bem aplicada, permitirá uma mais fácil moderação da discussão, deixando que só um condómino fale de cada vez, em vez de se descambar para a habitual confusão da maioria das discussões nestas reuniões).


Tesla aceita recolher 135 mil Model S e X com memória flash gasta

A Tesla lá aceitou o "pedido" da NHTSA norte-americana para proceder à recolha e reparação dos Model S e Model X que começavam a exibir sintomas que podiam encravar o sistema de controlo, devido à memória flash gasta, afectando cerca de 135 mil veículos.

No entanto, apesar de ter acedido ao pedido (que se não fosse acatado tinha grandes probabilidades de passar a exigência oficial - por a entidade rodovirária norte-americana considerar que se trata de uma falha grave que impede o uso das funções básicas do veículo, que nos Tesla apenas estão acessíveis via touchscreen) a Tesla discorda, e diz que é "irrealista esperar que todos os componentes do veículo durem toda a sua vida útil". Até pode ser que sim, mas quando a falha é derivada da escrita excessiva de logs, que degrada drasticamente as memórias flash utilizadas, há que reconhecer que a falha ocorreu muito antes do esperado por sua própria culpa.


GeForce Now já funciona no Chrome em Windows e Macs

Numa altura em que a Google fraqueja no Stadia a Nvidia reforça o GeForce Now, agora permitindo o acesso através do Chrome sem necessidade de app instalada no Windows e macOS.

Embora o serviço já estivesse disponível há bastante tempo nos Chromebooks e Android, nos sistemas desktop era necessário recorrer à app respectiva para se ter acesso ao serviço. Coisa que a partir de agora é dispensada, bastando dar um salto ao site GeForce Now - embora o site apresente um aviso a recomendar a instalação da app respectiva.


Google explica resultados das pesquisas

Depois de ter adicionado explicações sobre o motivo pelo qual estamos a ver certos anúncios, a Google está a testar a apresentação de uma explicação sobre porque motivo vemos certos sites nos resultados das pesquisas.

A medida visa contribuir para a transparência do funcionamento do motor de pesquisa da Google, que vai ficando cada vez mais sob suspeita de poder estar a favorecer indevidamente certos sites e serviços; tentando dar um pouco mais de contexto quanto aos motivos pelos quais são apresentados aqueles resultados e não outros. De momento, é algo que está a ser testado apenas nos EUA, pelo que por cá ainda não poderemos ver a explicação da Google quanto aos resultados que nos apresenta.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)