2021/05/25

Notícias do dia

Amazon Prime oficializa envios expresso gratuitos para Portugal; Apple lança iOS 14.6 e Big Sur 11.4; Google Docs já permite colocar imagens atrás ou à frente do texto; ecrã mini-LED do iPad Pro 2021 já está ser criticado face aos OLED devido aos halos luminosos; Samsung prepara abandono dos botões físicos; e sites de notícias perdem links para conteúdos antigos, mostrando que as coisas na web não duram para sempre.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um carregador Anker Power Port PD com 2 fichas USB.

Huawei vai dedicar-se ao software

Com as suas aspirações no segmento do hardware a terem sido bloqueadas pelas restrições impostas pelos EUA - e que impediram que a Huawei se tornasse no maior fabricante mundial numa altura em que estava prestes a superar a Samsung - o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, está a apostar numa mudança de estratégia, aconselhando a empresa a mudar as suas prioridades e a focar-se no software.

A Huawei tem feito os possíveis para manobrar no mar de restrições que lhe foram aplicadas, e que já levaram à separação da Honor como empresa independente para tentar escapar a essas restrições; e o que é certo é que não poderá limitar-se a ficar parada e a queixar-se. A aposta no software será uma das medidas possíveis, embora os primeiros passos com o HarmonyOS tenham sido bastante decepcionantes: com a promessa de um sistema completamente novo a revelar-se ser apenas uma cópia do Android - sendo que nada de mal havia se tivesse sido mais transparente e dito isso logo de início. Veremos quais serão os seus próximos passos, e em que posição estará daqui por um par de anos.


ARM revela Cortex-X2 e outros cores V9

A ARM já revelou os primeiros CPUs Cortex que dão uso à nova arquitectura ARMv9. Como topo de gama temos o ARM Cortex-X2, que promete desempenho 30% superior face aos actuais topos de gama, destinando a smartphone de gama alta e também portáteis e potencialmente desktops (assumindo que o segmento Windows seguirá o caminho que a Apple está a seguir nos seus Macs).

Temos também o Cortex-A710, que se destina a ser dos núcleos "big" no sistema big.LITTLE com núcleos diferenciados, 10% mais rápido e 30% mais eficiente que os Cortex-A78, e o "little" Cortex-A510 que desempenho 35% melhorado, e que faz com que até estes núcleos de "baixa potência" acabem por ser tão rápidos quanto os chips topo de gama de 3 ou 4 gerações atrás.


Vodafone com oferta de até 2 anos de Amazon Prime

Aproveitando a oficialização do serviço Amazon Prime em Portugal, a Vodafone Portugal vai oferecer a subscrição do Amazon Prime a novos clientes dos serviços fixo e móvel, com períodos que variam entre os 6 e os 24 meses; com vantagens como entregas gratuita em dois dias, acesso à plataforma de streaming Prime Video; acesso ao Prime Gaming, com acesso a jogos gratuitos e uma assinatura mensal do canal Twitch; e acesso ao Amazon Photos para backups ilimitados.

Os novos clientes do serviço de televisão Vodafone com uma box de última geração – a VBox – terão uma assinatura mensal Amazon Prime de seis a 24 meses, dependendo do pacote de fibra que subscreverem. Já no serviço móvel, os clientes que aderirem aos tarifários móveis RED (mais de 3GB) e RED Infinity irão usufruir de uma oferta de seis meses, sendo de 24 meses no tarifário RED Infinity Giga. Também os novos e actuais clientes Yorn vão receber uma subscrição do Amazon Prime: no tarifário Yorn X 1GB e 5GB beneficiarão de uma oferta de seis meses, e os Yorn X 10GB terão acesso à subscrição do serviço até 31 de Dezembro de 2021.


Reino Unido testa alertas via Cell Broadcast

Enquanto por cá o Estado (e operadoras) vão apostando nos alertas via SMS, no Reino Unido - tal como outros países europeus - vão avançando com os avisos via Cell Broadcast, bastante mais eficientes e capazes de chegar a milhões de pessoas em segundos.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O CPU Zilog Z80 usando pelo Spectrum tinha uma capacidade de cerca de 0.5 MIPS (milhões de instruções por segundo). Um CPU actual como o AMD Ryzen Threadripper 3990X é capaz de atingir mais de 2.3 milhões de MIPS.

4 comentários:

  1. A curiosidade do dia deveria ser alvo de clarificação.

    O Z80 era capaz de 0,5 MIPS e o AMD Ryzen Threadripper 3990X é capaz de atingir mais de 2,3 milhões de MIPS, certo?

    Portanto, só para ajudar a compreender que, em língua portuguesa, estamos a falar de (mais de) 2,3 biliões de instruções por segundo.

    Este é o momento certo para dar uso à palavra biliões, uma vez que, devido à confusão criada pelos americanos, pelos ingleses e sobretudo pelos brasileiros, essa palavra costuma ser tão mal utilizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, porque neste caso a "unidade de referência" é o MIPS - não faria sentido comparar MIPS de um lado com "BIPS" do outro.

      Eliminar
    2. A unidade é "instruções por segundo".

      Eliminar
    3. De qualquer forma, não iria resolver o problema dos "biliões" vs biliões. A unidade seguinte ao MIPS é o GIPS, que continua a representar mil milhões do lado de cá, e um "bilião" do lado de lá.

      Eliminar