2021/06/15

Notícias do dia

Grupo Europeu quer acabar com popups dos cookies; Microsoft abandona Windows 10 em 2025; Chrome testa grupos de tabs no histórico; temos o Doom a correr numa lâmpada IKEA; e o Twitter vai permitir sair das conversas indesejadas.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo que te pode valer um oxímetro de dedo Medisana. Participa e partilha.

Amazon bloqueia FLoC da Google

A Amazon também se juntou ao grupo de empresas que opta por bloquear o novo sistema de tracking FLoC que a Google está a promover como sendo o sucessor dos cookies.

Não se pode dizer que a medida seja inesperada, pois os FLoC têm sido criticados praticamente por todos (excepto a Google, claro), e já mereceram palavras arrasadoras por parte da EFF, foram bloqueados pelo browser Brave (não seria de esperar outra coisa), e também foram bloqueados pelo WordPress.

Sem dúvida que a Google irá continuar a insistir no FLoC e tentar vencer pela persistência, mas parece que o sistema estará condenado à partida e incapaz de fazer tracking em vastos sectores da internet.


Razer lança portátil Blade 14 com AMD


A Razer está a lançar aquele que diz ser o mais compacto portátil gaming de sempre de 14" com menos de 17mm de espessura. O Razer Blade 14 estreia a utilização de chips AMD nesta gama, optando por um Ryzen 9 5900HX, e podendo levar até uma Nvidia GeForce RTX 3080 e ecrãs FHD de 144 Hz ou QHD de 165 Hz. O preço, como será de esperar, será inversamente proporcional ao seu tamanho compacto, começando nos 1999 euros mas facilmente podendo atingir os 2999 euros caso optem pelo modelo mais apetrechado. Todos os modelos vêm com o mesmo CPU, 16GB de RAM e SSD de 1TB; com as opções a serem ao nível do GPU e ecrã.



Amazon inaugura loja automática de maiores dimensões

Depois de ter criado várias lojas de pequenas dimensões com o seu sistema "pegar e caminhar", em que os clientes podem entrar, pegar no querem, e saírem sem terem que se preocupar com mais nada (com o pagamento a ser feito automaticamente), a Amazon avança com a mesma tecnologia para uma loja de maiores dimensões em Seattle.

A medida seguramente visa demonstrar que a tecnologia - que requer o uso de muitas centenas de câmaras - não é apenas viável para lojas de pequenas dimensões, mas pode também ser aplicada a lojas de qualquer dimensão. Imagino que será apenas uma questão de tempo até que, um destes dias, a Amazon esteja a inaugurar os seus próprios hiper-mercados.


Tim Berners-Lee vai vender a "web" como NFT

Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web que habitualmente designada por "internet", vai pela primeira vez lucrar directamente com a sua invenção, vendendo o código original da web como NFT.

Os NFT têm estado na moda, permitindo vender conteúdos digitais de todo o tipo de forma autenticada. de modo a que só o seu devido possuidor possa dizer que tem o "original" apesar de poderem existir milhões de cópias a circular. Berners-Lee nunca recebeu dinheiro directamente pela sua invenção, embora lhe tenham sido atribuídos alguns "prémios". A avaliar pelo valor que outros NFTs têm atingido, na ordem dos milhões de dólares, é de imaginar que também neste caso a venda possa resultar num confortável "pé de meia" para o inventor da web.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O FTP (File Transfer Protocol) for criado em 1971 por Abhay Bhushan, enquanto era estudante no MIT, como forma de facilitar a transferência de ficheiros entre computadores na rede ARPANET, que mais tarde viria a evoluir para a "internet".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)