2021/06/17

Notícias do dia

Volante do novo Tesla Model S vai ser problemático ao estacionar; Apple Music com Spatial Audio e Lossless em Android; Facebook vai testar publicidade em VR; nas promoções temos o Chuwi Lapbook Pro 14.1 a €288 e o carregador Anker Power Port C 60W a €30.99; e dados de milhões de utilizadores roubados via scraping ao Taobao do Alibaba na China.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo que te pode valer um oxímetro de dedo Medisana. Participa e partilha.

Músicos aderem ao Twitch para ganhar a vida

Parece que o que é bom para os streamers de jogos também pode ser bom para os músicos. São cada vez mais os artistas que aderem ao Twitch como forma de chegarem aos seus fãs e, no processos, irem também ganhando algum dinheiro - que muitos precisarão desesperadamente após mais de um ano sem poderem dar concertos por causa da pandemia Covid-19.

Da mesma forma que a pandemia nos habituou a usar videochamadas, também tem contribuído para que os artistas procurem novas formas de chegar ao seu público, e o Twitch acaba por sobressair por estar vocacionado para premiar directamente os criadores que tenham uma fiel legião de fãs, de forma mais próxima e imediata do que plataformas como o YouTube, e onde esses fãs podem contribuir directamente para as receitas do artista. Veremos se, daqui por mais alguns anos, começará a estar implícito que qualquer músico e artista tenha o seu canal no Twitch.


Google vai ensinar línguas com assistente AI

A Google está a preparar num sistema que permitirá aprender novas línguas directamente a partir da página de pesquisa, ou noutros dos seus serviços como o YouTube.

Embora ainda não se saibam detalhes deste projecto que internamente é designado por "Tivoli", imagina-se que poderá estar relacionado com o seu impressionante sistema de conversação LaMDA que demonstrou no mais recente Google I/O, e que é o que de mais próximo se assemelha a um verdadeiro assistente digital inteligente capaz de manter uma conversação - em vez de rapidamente revelar as suas limitações assim que se vai além dos comandos de voz ou pesquisas directas por voz.


Lucros da ByteDance duplicam

A ByteDance, empresa que detém o TikTok - e muitas outras coisas - tem motivos para estar contente. As suas receitas mais que duplicaram para mais de 34 mil milhões de dólares, e o seu lucro também praticamente duplicou para os 19 mil milhões de dólares (uma média de 52 milhões de lucro por dia, ou mais de 2 milhões por hora!)

A empresa diz que actualmente conta com um total de 1.9 mil milhões de utilizadores activos mensais, valor que demonstra a escala a que a empresa opera, e que rivaliza com serviços como o YouTube, com 2 mil milhões de utilizadores mensais.


App Philips Hue desaparece da Play Store

Num acontecimento inesperado e, por agora, sem explicação, a app Philips Hue desapareceu misteriosamente da Google Play Store, impedindo que os utilizadores com Android possam descarregar a app e utilizar as suas lâmpadas.

A app recebeu recentemente uma grande actualização, mas não se sabe o que poderá ter levado a que a app fosse removida. Adicionalmente, como a Philips / Signify fazem questão de perseguir ferozmente quem distribuir a app em lojas não oficiais, não será fácil - nem recomendado - tentar encontrar um APK alternativo. Ou seja, para quem tiver tido o azar de ter comprado as suas primeiras lâmpadas Hue hoje, vai passar pela péssima experiência de não poder descarregar a app para as configurar e utilizar ao máximo das suas potencialidades.

Esperemos que a Signify / Philips possam resolver a situação rapidamente, mas arrisco-me a dizer que, por esta altura, estarão também eles frustrados a tentar perceber porque motivo a app foi removida, e a deparem com a habitual parede de atendimento automatizado que tantas vezes deixa os developers frustrados quando querem perceber / resolver alguma questão na Google Play Store.

Actualização:regressou.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora se continue a considerar as "fuel cell" como uma peça de alta-tecnologia, a sua invenção remonta a 1838. No entanto, foi necessário esperar quase uma década para que começassem a ter uma utilização comercial, após Francis Thomas Bacon ter inventado a mais popular fuel cell de hidrogénio-oxigénio em 1932.

1 comentário: