2021/07/30

Notícias do dia

Teslas já podem usar hotspot WiFi em movimento; NSO Group diz que suspendeu alguns clientes de usarem o seu spyware; as carteiras magnéticas em fibra de carbono Pitaka MagEZ Wallet e Wallet 2; análise à Elgato Facecam; Snapdragon 898 com Cortex-X2 a 3.09 GHz; e NSA partilha regras de segurança wireless.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer cartões Lycamobile com 20GB de dados, mesmo à medida de quem quer ir de férias descansado quanto ao uso da internet no smartphone.

Novo módulo russo na ISS dispara motores inesperadamente

O módulo russo Nauka está finalmente ligado à ISS depois de muitos anos de atraso, e já começou a dar que falar - e não pela positiva. O módulo decidiu ligar espontaneamente os seus foguetes algumas horas depois de se ter ligado à ISS, girando a ISS e começando a arrastá-la para fora da sua órbita habitual. Curiosamente, foi preciso recorrer aos foguetes de outro módulo russo, o Zvezda, para contrariar o disparo dos foguetes do Nauka, mantendo a ISS numa situação de "luta de foguetes" até que a coisa fosse regularizada.

A agência espacial russa já veio dizer que o problema se deveu a uma falha de software, que fez com que o módulo pensasse que se tinha que afastar da ISS, apesar de já estar acoplado. Esperemos que seja o primeiro e último destes bugs, que não inspirará grande confiança quanto a outras potenciais surpresas que possa vir a oferecer aos astronautas a bordo da estação espacial internacional.


UE multa Amazon em €746M

A UE multou a Amazon em 746 milhões de euros, por violação do RGPD no tratamento dos dados pessoais dos clientes europeus; tirando partido de dados privados para ganhar vantagem sobre lojas concorrentes.

Sem surpresa, a Amazon diz que o caso "não tem mérito" e que irá recorrer. Pelo que o resultado efectivo desta multa vai seguramente arrastar-se por mais alguns anos até finalmente resultar em algo concreto.


Tesla Megapack icendeia-se na Austrália

Como se não bastassem as preocupações com os carros que nem sequer se aconselha a que se deixe na garagem por risco de incêncio, também as mega baterias industriais da Tesla podem tornar-se fonte de problemas. Na Austrália, uma das baterias Tesla megapack, destinadas a estabilizar a rede eléctrica, incendiou-se, com o fogo a alastrar a outra megapack adjacente.

A atenuante é que isto aconteceu durante o processo de testes desta nova instalação, que está a ser montada para estar operacional na próxima época de Verão na Austrália (que ocorre no nosso Inverno), e contribuir para compensar as quebras na rede de energia.


Airbnb com velocidades WiFi

Dão prioridade à localização, número de quartos, ou preço? A partir de agora poderão também escolher o vosso alojamento Airbnb em função da velocidade de internet que disponibiliza. O Airbnb deixa adicionar a velocidade de internet que cada alojamento tem, e que se pode tornar um factor de desempate (ou critério de escolha) no caso de pessoas que não abdiquem de poder usar Netflix, ou tiverem que manter certas responsabilidades profissionais, como aceder a gigabytes na cloud.

Não posso dizer que não seja algo em que não pense quando vou para qualquer lado de férias; tendo até já chegado ao ponto de escolher o quarto de hotel com melhor posicionamento em relação às torres de antenas dos operadores, para garantir que ficavam com melhores velocidades na internet móvel do que se ficasse num quarto com "pouca rede" (não pensavam que manter o AadM ininterruptamente ao longo de mais de 13 anos era fácil, pois não? :).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a Terra a uma altitude de cerca de 408 km, e dá um volta ao planeta a cada 90 minutos. Isto significa que os astronautas a bordo têm oportunidade de assistir ao nascer e pôr do sol 16 vezes por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)