2021/11/03

Notícias do dia

Facebook anuncia inesperado encerramento do reconhecimento facial; NOS disponibiliza Nvidia Shield TV como box - e oferta de 12 meses de Netflix; Netflix lança jogos na Play Store; TVs LG com Apple TV+ gratuito por 3 meses; Samsung segue Apple e muda barra do browser para baixo; e Stripe não aceita pagamentos a "bruxas".

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um versátil M5StickC Plus ESP32.

Google News regressa a Espanha

Após mais de meia década ausente, o Google News prepara-se para regressar a Espanha com a alteração sobre as leis dos direitos de autor.

A Google removeu o Google News de Espanha em 2014, em resultado de uma série de leis que obrigava os motores de pesquisa a pagarem pelos links para sites noticiosos, e chegando ao ponto de impedir que os referidos sites pudessem dispensar o pagamento dessas "taxas" (como aconteceu na Alemanha, por exemplo) - e com o caso a tornar-se ainda mais caricato quando se descobriu que a UE tinha escondido um estudo que contrariava esse tipo de medidas.

Agora, a Google anuncia o regresso do Google News a Espanha, com a transposição de directivas comunitárias que permitem que as agências noticiosas tenham liberdade sobre se querem os seus conteúdos em agregadores, ou negociarem condições, caso a caso.


Ordenado dos "Data Officers" dispara na China

O cargo de Data Officers / Data Protection Officer está a ser alvo de aumentos salariais substanciais na China - ByteDance está a oferecer salários de mais de 8 mil euros por mês para DPOs júniores, cerca de 5x superior aos ordenados médios normais - mas há uma razão bem simples por trás disso.

Uma alteração das leis na China faz com que os Data Officers, os responsáveis pela segurança e protecção dos dados nas empresas, possam ser responsabilizados individualmente no caso de violação no uso dos dados - que engloba não só o potencial roubo de dados por hackers ou desatenção da empresa na configuração dos servidores expondo-os ao mundo, como também por potencial uso que viole a versão chinesa do "RGPD" (Regulamento Geral de Protecção de Dados). Como tal, apenas há interessados se os ordenados compensarem os enormes riscos a ficam sujeitos.


Chromebooks chegam à saturação do mercado?

Depois de anos a ter vendas sempre crescentes, os Chromebooks com o sistema da Google sofreram uma queda abrupta que se pensa sinalizar a saturação no sector da educação.

Os Chromebooks com Chrome OS começaram por portáteis modestos a preço reduzido, mas depressa encontraram no sector escolar um porto de abrigo que os acolheu de braços abertos, apreciando a sua facilidade de gestão remota e integração com os serviços Google que muitas escolas já utilizavam. Nos últimos anos dominaram o segmento de vendas nos portáteis, mas agora parecem ter atingido um ponto em que o seu crescimento continuado dá lugar a um mercado em que as escolas já têm computadores que cheguem, reduzindo a necessidade de novas aquisições.


EUA aplicam sanções ao NSO Group e Candiru

Os EUA aplicaram sanções a quatro empresas que produzem spyware e ferramentas de hacking, incluindo o NSO Group cujo software de espionagem tem sido detectado em smartphones de jornalistas e políticos.

As sanções não se limitam ao NSO Group, englobando também a empresa Candiru (também Israelita), a Positive Technologies (Russa) e a Computer Security Initiative Consultancy (de Singapura), com a justificação de que os seus produtos e ferramentas têm sido usados frequentemente por diversos países para espionarem indivíduos noutros países. As empresas norte-americanas ficam barradas de qualquer interacção com estas empresas, quer na aquisição de serviços ou fornecimento de tecnologia a não ser que obtenham uma licença especial que, ficam desde logo avisadas, deverão assumir que será recusada excepto se em circunstâncias excepcionais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros óculos de realidade virtual remontam a 1968, quando Ivan Sutherland criou um sistema que era tão pesado que tinha que ficar suspenso do tecto para poder ser usado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)