2021/12/09

iPhones vão mostrar relatório de peças substituídas

O próximo iOS 15.2 vai revelar aos utilizadores se alguma das peças substituídas no seu iPhone não for original.

Apesar de ter sido forçada a recuar no bloqueio das reparações, ao ponto de anunciar um programa que facilita as reparações self-service, a Apple não vai abandonar o combate à utilização de peças não oficiais nos seus iPhones.

Com a chegada do iOS 15.2, os utilizadores irão ter acesso a uma nova secção que denuncia se alguma das peças utilizadas não for original, incluindo câmaras, ecrãs, etc.
A medida será benéfica, no caso de utilizadores que estejam a comprar iPhones usados e queiram saber se não estão a comprar "gato por lebre", já que um iPhone aparentemente normal poderá esconder que já não tem um ecrã ou câmara originais, que foram substituídos por peças alternativas com qualidade inferior; mas, é também uma forma bastante explícita da Apple combater esse mercado das reparações não oficiais, em que muitos utilizadores optam conscientemente por usar peças mais baratas, para escaparem aos preços elevados das peças originais da Apple.

O grande risco é que, a qualquer momento, a Apple pode passar da simples informação para o sistema de bloqueio que pretendia implementar inicialmente, desactivando funcionalidades no caso de serem detectadas peças não oficiais.

1 comentário:

  1. Neste momento se tiver uma peça não original já surge a mensagem de erro

    ResponderEliminar