2021/12/09

Notícias do dia

Renault Zoe e Dacia Spring EV recebem 0 e 1 estrelas nos crash-tests NCAP; Sony mostra óculos VR 8K - com micro-displays OLED que aparentemente serão utilizados óculos VR da Apple; Tesla criticada por permitir jogos em andamento; Halo Infinite já disponível no Xbox Game Pass; e ainda a loucura de perder €500M em Bitcoin no lixo.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Hubble volta à actividade

O velho telescópio espacial Hubble, em funcionamento há mais de 30 anos, vai permanecer em actividade durante mais algum tempo. A NASA conseguiu recuperar o funcionamento dos quatro instrumentos ainda em actividade. No final de Outubro o Hubble pregou novo susto ao ter entrado em modo de segurança após ter detectado algumas anomalias, mas mais uma vez foi possível regressar à normalidade possível (muitos dos seus instrumentos já foram desactivados permanentemente).

Ainda assim, a poucas semanas do lançamento do James Webb, que funcionará como seu sucessor, o Hubble continua a desafiar as probabilidades e a manter-se em funções, continuando a captar fantásticas imagens do imenso Universo em que nos encontramos.


Bitcoin recupera da proibição chinesa

A Bitcoin está de regresso ao nível de hashrate que tinha antes da China anunciar a proibição da mineração de criptomoedas no seu território.

Antes da proibição, o nível de hashrate, que reflecte o poder de computação distribuído da criptomoeda, tinha atingido um máximo histórico de 190 ExaHashes/s em Maio. Depois da proibição, esse valor caiu para as 60 EH/s - reflectindo bem o peso que a China tinha na mineração. Mas, demonstrando a resiliência de uma criptomoeda descentralizada, isso pouco impacto teve, com as Bitcoins a terem voltado a valores bastante elevados, e estando consistentemente com níveis de hashrate acima das 180 EH/s.


Oppo prepara smartphone com câmara retráctil


A Oppo está prestes a revelar um smartphone com um módulo de câmara retráctil, que mantém o smartphone com espessura reduzida quando em modo normal, mas que se pode expandir quando se quer captar fotos.

Este curioso elemento poderá estar relacionado com o sistema de zoom variável que a Oppo estava a desenvolver, mas saberemos mais nos próximos dias, pois a Oppo irá apresentá-lo oficialmente no seu Oppo Day a 14 de Dezembro.




Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: O Twitter foi criado em 2006, inicialmente com o nome twttr (inspirado no Flickr), e com o objectivo de ser uma forma fácil de partilhar um SMS com um pequeno grupo de amigos ou com o mundo. O facto de apenas permitir mensagens curtas incentivava o dinamismo e removia a pressão de ter que escrever coisas prolongadas.

1 comentário: