2022/01/11

Notícias do dia

Tarifário Free com 210 GB por €19 - ou ilimitado por €9; Avira Antivirus também tem cryptominer; Android 13 vai ter acesso rápido a QR Codes; Gmail ultrapassa os 10 mil milhões de downloads na Play Store; Dash cams BlackVue revelam localização e vídeo a todo o mundo; e Canon explica como usar tinteiros sem chip devido à falta de chips.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um powerbank de 10000 mAh.

Apple prepara pagamentos alternativos na Coreia do Sul

A Apple prepara-se para permitir a utilização de serviços de pagamento alternativos na App Store, depois da exigência da Coreia do Sul, mas a medida poderá não ser bem aquilo que era pretendido. Embora a Apple tenha dito que irá seguir a lei e permitir o uso de serviços de pagamento alternativos, tem dado a entender que irá continuar a cobrar uma comissão pelos pagamentos feitos através dos sistemas alternativos.

Já seria de esperar que a Apple (e Google) não queiram abdicar das lucrativas comissões, mas quantas mais leis ou esclarecimentos serão necessários até que compreendam que o que os developers querem é ficarem completamente livres das suas comissões? No Android sempre têm a opção de usarem stores alternativas ou fornecer a app directamente, e com estas "brincadeiras" parece que a Apple se quer arriscar a que isso também passe a ser exigido no Android.


MS apresenta Surface Go 3 em preto

Numa era em que as cores parecem ter adquirido nova importância, a MS revelou o seu Surface Go 3 em preto mate. Todas as demais características mantêm-se idênticas ao modelo anterior, com CPU Intel Pentium Gold 6500Y ou Core i3-10100Y, 8 GB de RAM e 128 GB SSD.

O preço nos EUA começa nos $549.99, podendo iur até aos $729.99 para a versão Core i3 com LTE. Uma capa teclado em cor a condizer acrescerá mais $99.99 ao preço final.


Nvidia lança RTX 3080 com 12 GB

Só a Nvidia conseguiria arranjar forma de estragar o dia a quem conseguiu arranjar uma RTX 3080 recentemente após meses de espera... com o lançamento de uma nova versão da RTX 3080, agora com 12 GB de memória em vez dos 10 GB dos modelos anteriores.

A nova RTX 3080 de 12 GB iguala a RAM da RTX 3080 Ti, e também vem com barramento de 384-bits e disponibiliza 8950 CUDA cores, cerca de 3% mais do que o modelo normal. Melhorias que fazem aumentar o consumo máximo de 320 W para 350 W, embora a Nvidia continue a recomendar uma fonte de 750 W tal como dantes. O grande problema é que, tal com todas as demais RTX 3080 (e a nova RTX 3090 Ti), deverá ser extremamente difícil conseguir encontrar uma nas lojas.


Pottermore encerra no final de Janeiro

Relembrando porque nunca se deve / pode confiar em serviços com DRM, a plataforma Pottermore, em tempos a única forma de obter ebooks do Harry Potter, vai encerrar a 31 de Janeiro e está a informar os clientes que deverão fazer o download dos seus ebooks até lá, ou ficarão sem acesso aos mesmos.

A única parte positiva é que, desta vez, os clientes poderão descarregar versões .epub sem DRM, que deverão poder guardar para a posteridade e ler em qualquer dispositivo que queiram, ou convertê-lo para outros formatos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Gmail foi lançado pela Google em 2004, na altura oferecendo o revolucionário espaço de 1 GB de forma gratuita, e que ia crescendo gradualmente ao longo do tempo - até finalmente a Google suspender isso em 2013 e passar a oferecer um máximo de 15 GB com espaço adicional pago.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)