2022/01/12

Notícias do dia

Google acusa Apple de discriminar SMS; Orange lança serviço de 10 Gbps em Espanha; Firefox Focus ganha protecção contra cookies; Sony mantém PS4 em 2022 para aliviar falta das PS5; Raspberry Pi detecta malware usando ondas electromagnéticas; e investigadores "ressuscitam" baterias de lítio em fim de vida.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um powerbank de 10000 mAh.

Samsung adia apresentação do Exynos 2200

Depois de ter marcado o evento para 11 de Janeiro, a Samsung mudou de ideias e decidiu não fazer a apresentação do seu novo Exynos 2200. O gigante sul-coreano diz agora que irá revelar o seu chip num evento de apresentação de um smartphone (Galaxy S22) no final deste mês ou início de Fevereiro.

Será uma melhor opção, já que os eventos de apresentação da Samsung não são propriamente os mais "emocionantes", e dificilmente se justifica dedicar um evento exclusivo a um só chip. A principal novidade deste novo Exynos 2200 será a transição de um GPU Mali da ARM para um GPU AMD com arquitectura RDNA2 que lhe poderá dar vantagem sobre os chips concorrentes, em particular os GPUs Adreno da Qualcomm.


Modo FSD da Tesla atrai atenções das autoridades

A Tesla poderá em breve ter que cumprir requisitos mais rigorosos com o seu modo FSD. Ao contrário de outras empresas que testam sistemas de condução autónoma, e que têm que seguir todo um conjunto de burocracias, a Tesla tem testado o seu modo FSD (eternamente em estado beta) de forma quase totalmente livre de qualquer supervisão. Algo que poderá mudar em breve.

O estado da Califórnia vai rever o estatuto do modo FSD, que até aqui tinha escapado à legislação da condução autónoma por continuar a exigir a presença de um condutor a tempo inteiro. Aparentemente, os legisladores não têm gostado de todos os abusos que vão surgindo na Internet, de pessoas a "demonstrarem" o modo FSD saindo do lugar do condutor, criando situações de perigo nas vias públicas, e estão a usar isto para pressionar a Tesla a levar o assunto mais a sério.


Apps renderam $170B em 2021

O lucrativo mundo das apps continua a ser cada vez mais lucrativo. Segundo os dados da App Annie, os consumidores gastaram 170 mil milhões de dólares nas apps em 2021, representando um aumento de quase 20% face ao ano anterior, com o número de downloads também a aumentar, para os 230 mil milhões, e com os utilizadores a passarem em média 4.8 horas nas apps por dia.
O número de apps que facturaram mais de 100 milhões de dólares também aumentou, com 233 apps a fazerem parte deste clube exclusivo. E falando de apps...


Apple remove clones do Wordle da App Store

A Apple está a ser forçada a mostrar serviço, depois do sucesso viral do jogo Wordle, que desafia os participantes a descobrirem uma palavra por dia usando um sistema idêntico ao do Mastermind. O seu sucesso deu origem a uma imensidão de clones que invadem a App Store, e perante as acusações de longa data de que a Apple pouco ou nada faz para remover apps fraudulentas e enganadoras - e que até lucra com isso - parece estar finalmente a remover os clones do Wordle.

Veremos se esta vontade de limpeza se estende a todas as demais apps fraudulentas que vão lucrando milhares de dólares por mês enganando os utilizadores; e que deitam por terra a "justificação" tantas vezes referida pela Apple, de que a App Store é necessária para garantir a confiança dos utilizadores nas apps que lá estão.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Nikola Tesla nasceu em 1856 e foi um prolífico inventor nas áreas da física, mecânica, electricidade e ondas electromagnéticas. As suas patentes na área da corrente alternada tiveram grande peso na sua adopção para as redes de distribuição eléctrica, vencendo as propostas de utilização de corrente contínua propostas por Edison.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)