2022/05/19

Notícias do dia

Criador do Pebble pede smartphone Android de tamanho compacto; YouTube copia PornHub com gráfico das partes populares; Framework actualiza o seu portátil modular sem se esquecer do original; Tesla abre Superchargers a outras marcas em Espanha e outros países; e Total Commander deixa de poder instalar APKs.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Autopilot da Tesla sob investigação após acidente mortal

A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), entidade rodoviária norte-americana, está novamente de olhos postos no Autopilot da Tesla, depois de mais um acidente que resultou em três vítimas mortais; e fazendo parte de uma investigação que agrega cerca de 30 casos de acidentes que se suspeitam estar relacionados com o Autopilot.

É uma investigação que poderá pôr em causa o mantra repetido exaustivamente por Elon Musk, de que o Autopilot é mais seguro que um condutor humano; e também travar as promessas eternamente adiadas de que o modo completamente autónomo está mesmo, mesmo, mesmo, mesmo, mesmo quase a chegar - ano após ano.


Marvel compra direitos para usar "Stan Lee" em filmes futuros

Stan Lee poderá em breve regressar aos cameos nos filmes Marvel, em versão digital. Stan Lee tornou-se presença habitual em cameos nos filmes da Marvel, que catapultaram as suas criações da banda desenhada para o mundo do cinema que agora fascina milhões de pessoas por todo o mundo. Apesar de ter falecido em 2018, a Marvel fez agora um acordo com a Genius Brands, de modo a poder utilizar o seu rosto em filmes futuros.

É uma situação que seguramente se tornará cada vez mais frequente, já que a tecnologia vai facilitando o processo de recriar digitalmente pessoas que já não estão entre nós, e as possibilidades que isso abre são imensas. Ninguém ficaria admirado se no futuro se vier a ter um filme que combina actores actores de diferentes décadas, incluindo actores já falecidos; ou até filmes interactivos em que cada pessoa pode escolher que actor utilizar para cada personagem.


Netflix está a perder clientes de longa data

O cenário na Netflix pode ser mais preocupante do que se pensa. Além de, pela primeira vez, ter perdido clientes, parte significativa dos clientes perdidos eram clientes de longa data.

Isto significa que, enquanto a Netflix vai cortando nas produções e se prepara para perseguir a partilha de password, também terá que encontrar formas de convencer clientes de longa data a manterem-se, ou regressarem. O preço elevado face ao de outros serviços é um dos principais factores que vai fazendo com que as pessoas abandonem a Netflix - mesmo sabendo-se que os serviços concorrentes certamente também tentarão aumentar os preços para valores idênticos assim que conseguirem atingir o seu objectivo em número de clientes "roubados" à Netflix.


Uber estourou $30B em 5 anos

Adorada por uns, odiada por outros, a Uber veio mudar o panorama dos transportes praticamente por todo o mundo. No entanto, a pergunta fulcral continua sem resposta: será este modelo de negócio sustentável?

Em apenas cinco anos a Uber já perdeu 30 mil milhões de dólares, e não há qualquer previsão de quando poderá vir a dar lucro. A promessa de que os carros passariam a ser autónomos e dispensar a necessidade de condutores humanos continua a ser uma miragem sem qualquer data concreta para se tornar realidade; e há quem aponte o impacto negativo que o serviço tem tido, ao reduzir a utilização dos transportes públicos e contribuir para o congestionamento das cidades. Só o tempo irá demonstrar a sua (in)viabilidade, mas por agora, a factura vai-se agravando, com milhares de milhões a evaporaram-se por ano, a um ritmo que garantidamente não poderá ser mantido por muito mais tempo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora Johannes Gutenberg seja considerado o pai da imprensa moderna com a impressora de tipos móveis em 1450, a utilização de componentes móveis para a impressão já era usada na China desde 1040, por exemplo, para imprimir os códigos diferenciados nas notas. No ocidente Gutenberg tirou partido do alfabeto romano bastante menos numeroso, que facilitou a criação das letras individuais para a impressão em volume pela qual ficou conhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)