2022/06/08

Notícias do dia

UE exige USB-C nos smartphones até 2024; iPhones vão transferir eSIM via Bluetooth; o aguardado Cybertruck apareceu na Califórnia na inauguração de uma central de baterias; Stage Manager no iPad ainda deixa a desejar; e Telegram acusado de ceder dados dos utilizadores às autoridades.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

macOS Ventura discrimina Macs com chips Intel

Não são só os iPhones 6S e 7 que ficam sem acesso ao mais recente iOS 16, e com muitos outros modelos a terem funcionalidades reduzidas apesar de o suportarem. Também nos Macs e MacBooks se passa algo idêntico.

O novo macOS 13 Ventura também deixará de ser opção para alguns Macs, mas mesmo para os modelos que ainda terão acesso a esta versão do sistema da Apple, há funcionalidades que não estarão disponíveis. Por exemplo, os Macs com CPUs Intel não terão acesso a coisas como as Live Captions (legendas em directo), modo de referência de cor nos monitores externos e iPad, ou sequer a inclusão de emojis no processo de transcrição por voz. Não são limitações que se possam considerar críticas, mas contribuem para que a Apple vá distanciando os modelos com os seus chips dos Macs da era Intel.


iOS 16 com suporte para Joy-Cons da Nintendo

Com o iOS 16 a Apple adiciona também o suporte nativo para os Joy Cons da Nintendo, assim como o seu Pro controller.

O que isto significa é que será muito mais simples, para quem tiver uma Nintendo Switch, usar os controladores a que já está habituado, para usar nos jogos num iPhone ou iPad. Os Joy-Cons podem até ser usados de forma individual, funcionando como dois controladores independentes, ou agrupados como um único controlador - tal como também acontece na Switch. Só falta saber se a compatibilidade se estenderá também ao tvOS e Apple TV, onde também faria sentido.


iOS 16 mostra todas as redes WiFi

Outra pequena grande melhoria do iOS 16, os utilizadores passam finalmente a poder ver todas as redes WiFi que estão registadas nos seus iPhones.

Até agora, a única forma de esquecer uma rede WiFi implicava ter o iPhone dentro do alcance da dita rede, o que tornava impossível eliminar redes WiFi que se tivessem acumulado durante as férias, por exemplo, e que não se voltariam a visitar.

Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A maior tensão eléctrica (V) já produzida foi de 25.5 MV (milhões de volts) no Oak Ridge National Laboratory nos EUA, usando vários geradores Van de Graaff a trabalhar em conjunto.


1 comentário: