2022/07/29

Notícias do dia

Samsung "Repair Mode" protege dados durante as reparações; YouTube facilita conversão de vídeos em "Shorts"; vendas de smartphones caem para valores mínimos da era pós-pandemia; Instagram copia modo dual-camera do BeReal; cabos de fibra óptica podem espiar pessoas a quilómetros de distância.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um módulo de tomada BlitzWolf BW-SHP10.

Gmail renovado começa a chegar a todos

Os utilizadores do Gmail começarão a ver o novo interface renovado ao longo das próximas semanas.

Embora alguns utilizadores já tivessem acesso ao novo interface há vários meses, a Google entra na fase de lançamento oficial do novo interface do Gmail para todos os utilizadores, num processo que ainda demorará várias semanas até chegar a todos. Serão inevitáveis as queixas e críticas, já que é complicado "aceitar" alterações em produtos que se está habituado a usar.

Pessoalmente, se a remodelação do interface nem me chocou muito, irrita-me muito mais que de ontem para hoje esta última versão tenha feito um qualquer retoque no tamanho ou formato do tipo de letras, que as torna substancialmente mais "irritantes" face à forma que tinham antes. Até me fez abrir o Gmail no Edge só para confirmar se não seria uma esquisitice ou bug do Chrome, mas confirma-se que é mesmo uma alteração do lado do Gmail. Espero que recuem nessa alteração e voltem a pôr as letras como estavam.


Snapchat lança jogo de fantasmas em realidade aumentada

O Snapchat continua a apostar na realidade aumentada, desta vez com um jogo fantasmagórico chamado Ghost Phone em que os utilizadores descobrem um smartphone abandonado, e terão que decifrar pistas e apanhar fantasmas que podem ver em seu redor em realidade aumentada.




Condense transporta pessoas para ambientes virtuais em tempo real

A aposta no "metaverse" faz com que nos próximos anos comece a ser cada vez mais comum e frequente haver uma mistura dos ambientes reais e virtuais, e a Condense quer estar na linha da frente a proporcionar tecnologia que permite enviar uma pessoa real para um ambiente virtual.

Normalmente, isso é o tipo de coisa que obriga a utilizar complexos sistemas de motion capture, com fatos especiais e uma série de câmaras, seguido de complexas calibrações, para que todos os movimentos sejam replicados digitalmente. Mas, neste caso, não é necessário nada disso, bastando utilizar algumas câmaras 3D volumétricas, que permitem replicar a pessoa, tal como ela está na realidade, num ambiente virtual, em tempo real.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro sistema funcional de comunicação com fibra-óptica foi demonstrado em 1965 pelo físico Manfred Börner nos laboratórios da Telefunken na Alemanha.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)