2022/07/07

Notícias do dia

Lockdown Mode reforça segurança no iOS 16; Shenzhen autoriza circulação de automóveis autónomos; LEGO recria Bowser em escala imponente; insultos online podem dar 1 ano de prisão no Japão; e Google suspende KakaoTalk na Play Store por usar pagamentos externos.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

VW investe €20 mil milhões na produção de baterias

A Volkswagen parece ter finalmente percebido a importância crítica de controlar a produção de baterias para possibilitar a transição para os automóveis eléctricos, e anunciou um mega-investimento de 20 mil milhões de euros com 6 fábricas na Europa.

A VW vai criar uma nova empresa dedicada a esssa área - Power Co - e que futuramente irá ter uma capacidade de produção de 240 GWh. Curiosamente, em vez de adoptar um formato standard, a VW diz que irá revelar um formato prismático no próximo ano (2023) que espera vir a utilizar em todos os seus veículos até ao final da década. Um formato que pretende fazer melhor aproveitamento do espaço que as células cilíndricas, mas com estas últimas a poderem ter vantagens a nível da automatização da produção - ou pelo menos era esse o objectivo das mais recentes 4680.
Actualmente, a VW está com a produção de eléctricos severamente limitada, tendo há algum tempo dito que já tinha vendido todos os modelos que conseguiria produzir este ano, e com os prazos de entrega a prolongarem-se para os anos seguintes.


Apple prepara Apple Watch mais resistente

Quem tiver pena de sujeitar um Apple Watch a ambientes mais agrestes vai gostar de saber que a Apple está a preparar uma versão "robusta" preparada para situações extremas.

O novo Apple Watch deverá ter um ecrã de 2", maior que o ecrã de 1.9" do actual Apple Watch 7 e do próximo Apple Watch 8, e ter um corpo em metal mais resistente. O ecrã, além de ser maior, também deverá ser mais resistente contra impactos - talvez recorrendo a vidro safira. A nível de funcionalidades não deverá haver diferenças face aos demais Apple Watch 8, mas poderemos ter uma bateria maior que possibilite o tracking GPS por mais tempo.


Elon Musk tem mais 2 crianças com executiva da Neuralink

A família de Elon Musk continua a crescer, agora com duas novas crianças que tinham sido mantidas em segredo, cuja mãe é uma executiva da Neuralink que também já trabalhou na Tesla.

As crianças vão passar a adoptar o nome de Musk, e aumentam o número de filhos de Musk para nove. Musk tentou desvalorizar o assunto dizendo que está a "fazer o que pode para combater a crise de subpopulação"; mas dificilmente conseguirá separar este novo incidente da recente polémica de ter feitos avanços sexuais com uma assistente de voo da SpaceX, entre outras acusações de assédio nas suas empresas.


iOS 16 beta 3 vem com wallpaper mostrado por Steve Jobs

A mais recente versão beta 3 do iOS 16 faz alguns retoques no lock screen, e cumpre finalmente com uma promessa dos tempos de Steve Jobs.

Para começar, temos alguns pormenores curiosos que fazem relembrar a tradicional-mas-nem-sempre-seguida atenção aos detalhes da Apple. Ao se escolher o wallpaper do planeta Terra, o planeta ajustará a sua posição para se manter visível dependendo da utilização dos widgets.
Para os que não gostam de ter o seu calendário exposto, o widget do calendário também poderá esconder os detalhes enquanto o iPhone estiver bloqueado.

Mas, talvez mais curioso. Para o iOS 16 a Apple está a disponibilizar finalmente o wallpaper com um peixe palhaço, que é um wallpaper que tinha sido usado por Steve Jobs quando apresentou o iPhone original em 2007, mas que a Apple nunca disponibilizou como wallpaper nos iPhones.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um protocolo open-source criado no início da década de 80, para interligar instrumentos musicais. Foi inicialmente fomentado pelo fundador da Roland, Ikutaro Kakehashi, ao ver cada fabricante a apostar em sistemas proprietários para as suas marcas, e achar que todos teriam a ganhar em adoptar um sistema standard comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)