2022/08/01

iOS 16 permite Apple Pay noutros browsers

A Apple parece estar a preparar maior abertura nos pagamentos para o iOS 16, em possível antecipação das exigências europeias.

A Apple tem combatido, com unhas e dentes, a abertura dos sistemas de pagamentos na App Store - ao ponto de continuar a aplicar uma comissão de quase 30% mesmo nos pagamentos externos - e também da criação de app stores alternativas ou possibilidade de instalação directa de apps, dizendo que isso irá ser um chamariz para o malware. Mas, há alguns sectores onde parece estar mais receptiva... por interesse próprio.

No mais recente iOS 16 beta 4 o Apple Pay passou a poder ser usado noutros browsers, como o Chrome, Edge e Firefox, em vez de estar restringido ao Safari.


É uma pequena abertura que se pode considerar ridícula, já que todos os browsers no iOS são forçados a usar o motor do Safari, não havendo por isso qualquer razão para que a Apple impedisse o uso do Apple Pay nesses browsers, a não ser como factor de penalização da "concorrência" - que já está penalizada de origem.

No entanto é pouco provável que isto seja suficiente para satisfazer os requisitos europeus, que pedem maior abertura nas plataformas, incluindo a possibilidade de haver serviços de pagamento concorrentes a usarem NFC nos iPhones - que por agora também tem sido de uso exclusivo da Apple - e a existência de browsers realmente alternativos, incluindo motores diferenciados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)