2022/09/30

Notícias do dia

Stage Manager continua um caos no iPad; Google moderniza pesquisa para um mundo mais visual; Robot bípede bate recorde dos 100 m; Meta Make-A-Video cria vídeos a partir de textos; USB diz adeus ao SuperSpeed para simplificar; e o Brave vai bloquear popups dos cookies.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um suporte magnético para o carro.

Bruce Willis vende imagem para deepfakes

Depois da voz de Earl Jones, é agora a vez do próprio rosto de Bruce Willis. O popular actor de Die Hard e O Quinto Elemento vendeu os direitos de utilização da sua imagem a uma empresa especializada em deepfakes, possibilitando que o actor apareça em anúncios e outros conteúdos sem ter que participar fisicamente.

O actor tinha anunciado a sua saída da área da representação no início deste ano, sofrendo de uma desordem de linguagem que complicaria a sua actividade neste sector. Mas, poderemos vê-lo em representação digital para a posteridade - com a vantagem de assim nem ter que se sujeitar a operações plásticas que, em muitos casos, transformam por completo os rostos dos actores e actrizes que acompanhamos ao longo das décadas.

Em 2021 Willis já tinha aparecido digitalmente num vídeo publicitário.



Apple não se consegue livrar da China

As relações entre EUA e China têm deteriorado nos últimos anos, fazendo com que muitas empresas comecem a procurar alternativas. Mas no caso da Apple, é algo que será extremamente difícil de fazer.

Apesar da Apple já ter algumas linhas de produção noutros país - e recentemente tendo investido na produção na Índia (uma opção que também se pode revelar arriscada daqui por mais alguns anos) - isso representa um volume de produção quase insignificante. Cerca de 98% dos iPhones continuam a ser produzidos na China, e os especialistas estimam que seria / será necessário cerca de oito anos(!) para que a Apple consiga transferir meros 10% da produção para outros países.


A dificuldade de contabilizar bots no Twitter

Um dos pontos centrais do centro do caso Elon Musk - Twitter é saber quantos utilizadores reais existem no Twitter, e a verdade é que ninguém pode dizer que sabe a resposta com certeza absoluta.

O Botometer é uma ferramenta que faz uma análise para avaliar se uma conta do Twitter é de uma pessoa real ou de um bot; mas mesmo os criadores da ferramenta alertam para que a mesma pode falhar. E a verdade é que, mesmo uma pessoa real pode ter bastante dificuldade a fazer essa análise. Se algumas contas não apresentam dificuldade ou qualquer dúvida, as coisas rapidamente se complicam. Há utilizadores reais que podem usar a sua conta do Twitter apenas para retweetar ou partilhar coisas, tendo um comportamento idêntico ou de um bot; há bots avançados que podem replicar de forma exemplar um comportamento "humano" - e tendo em conta os avanços na AI, será cada vez mais fácil distinguir estes bots, que até poderão interagir com pessoas de forma bastante realista.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro filme de longa-metragem com som de voz sincronizada foi o The Jazz Singer de 1927. Até aí os filmes eram apenas acompanhados por música e alguns efeitos sonoros.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)