2022/09/06

Notícias do dia

Brasil proíbe venda de iPhones sem carregador; pais apostam nos smartwatches para os filhos para não os viciarem nos smartphones; novo Apple Watch Pro poderá ser acompanhado por relógio mais barato; Huawei Mate 50 sem 5G mas com comunicações via satélite; e nos EUA temos uma empresa que bloqueou o ajuste de temperatura em casa dos clientes para poupar energia.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete de rato com LEDs RGB.

Morreu Peter Eckersley - criador do Let's Encrypt

Temos mais um dos grandes nomes "desconhecidos" da internet que nos deixa. Peter Eckersley pode não ser conhecido do público em geral, mas é graças a ele que hoje podemos considerar comum o símbolo do cadeado fechado quando se visita uma página na web.

Depois de muitos anos em que a web se manteve insegura, com o processo de ter um site HTTPS a ser extremamente complexo e dispendioso, Peter Eckersley mudou isso com a criação do Let's Encrypt, que facilitou o processo de criar sites com acesso seguro e de forma gratuita. É incrível relembrarmos como, este mundo online imenso, com biliões de pessoas, continua a estar tão dependente de ideias que, muitas vezes, nascem de uma só pessoa.


The Rings of Power com 25M de espectadores na estreia

Depois de ter adiado a publicação de avaliações da nova série The Lord of the Rings: The Rings of Power, a Amazon tomou a medida inédita de divulgar o número de visualizações, algo que costuma manter em segredo. No primeiro dia, a série contou com 25 milhões de espectadores.

Embora não haja outros números oficiais para servirem de comparação, a Amazon diz que a série bateu todos os recordes anteriores e, não menos importante, é um número que supera os 10 milhões obtidos na estreia do House of the Dragon na HBO. Esta é uma das séries mais dispendiosas de sempre, custando quase 500 milhões de dólares, e já tem a segunda temporada confirmada. A série tem sido alvo de uma campanha de avaliações negativas, por usar pessoas de cor nas diferentes espécies: elfos, anões, etc.


Poolin suspende levantamentos

A Poolin, um dos maiores grupos de mineração de Bitcoin, suspendeu os levantamentos - mas assegura aos utilizadores que o seu dinheiro está a salvo.

As "pools" de mineração de criptomoedas foram a solução encontrada para o aumento da potência de cálculo necessária, criando-se grupos em que todos contribuem com o processamento disponível e depois repartem o lucro obtido proporcionalmente. Alguns desses grupos já colocavam alguns entraves aos levantamentos, por exemplo, só permitindo fazê-lo quando se atingisse determinado valor; mas agora a Poolin vai mais longe e suspendeu esses levantamentos por completo, dizendo que é uma situação temporária até recuperar a liquidez.


Google marca evento Pixel para 6 de Outubro

Quem estiver a aguardar pelas novidades de hardware da Google já pode marcar o dia 6 de Outubro no calendário.

Espera-se que neste evento a Google apresente os novos Pixel 7 e Pixel 7 Pro, e também o muito aguardado Pixel Watch que servirá como modelo de referência para o Wear OS. No entanto, já se suspeita que a Google manterá a política dos preços elevados. No entanto, nesta fase já nos daríamos por satisfeitos se a Google se dignasse a fazer chegar estes produtos a todos os países da Europa, em vez de nos continuar a deixar de fora, ano após ano.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A sonda New Horizons foi a primeira a mostrar-nos Plutão visto de perto em 2015. Demorou 9 anos e 5 meses a lá chegar, e quando chegou ia a tal velocidade que não tinha possibilidade de travar para lá ficar. Recolheu mais de 6GB de dados que depois demoraram mais de um ano a serem enviados para a Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)