2023/01/31

Notícias do dia

Instagram Notes chega à Europa; Sony corta expectativas de vendas dos óculos PlayStation VR2 para metade; Spotify supera os 200M de subscritores pagos; Tesla com 2 lugares no top 10 dos carros mais vendidos; deepfakes de voz proliferam no 4chan; Apps de recompensas duvidosas na Play Store chateiam milhões de utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

UE pode querer que Google e Netflix paguem pelo uso da internet

Depois dos EUA, também a UE vai avaliar uma proposta que poderá exigir que as empresas que mais dados utilizam, como a Netflix e Google, comecem a pagar pela utilização da infraestrutura de rede que suporta a internet.

A medida beneficiaria de forma directa os operadores de telecomunicações, com os lucros desta nova taxa a serem destinados para a melhoria das redes de fibra e 5G. Por outro lado, não me surpreenderia se, com a insistência neste formato, se vissem estes gigantes a começar a investir ainda mais em infraestrutura de rede própria (não esquecer que a Google, Facebook e outros, já participam em muitos dos projectos de cabos submarinos), e se pudesse chegar ao ponto de fragmentar o acesso à internet em serviços diferenciados, como só ter Netflix no operador X, ou só ter YouTube no operador Y. Esperemos que nunca se chegue a tal ponto.


Project Ghost da Logitech replica Starline da Google

A Logitech tem sofrido com uma quebra na venda de acessórios depois do boom da venda de webcams na fase de confinamento Covid, mas tenta aventurar-se para novos sectores, como o da telepresença para o sector empresarial.

O seu Projecto Ghost é uma cabine que replica o funcionamento do Project Starline da Google, criando uma experiência de videochamada em que se parece ter a outra pessoa realmente à nossa frente, em aspecto "holográfico", em vez de parecer estar num simples ecrã. No entanto, com um custo de milhares de euros, há a grande questão sobre se este projecto resultará num produto comercialmente viável.


Paramount+ vai anexar Showtime

Pior do que ter um excesso de serviços de streaming, é ter excesso de serviços de streaming de uma mesma empresa. E era precisamente isso que acontecia com os serviços da Pararmount.

Depois de ter mantido um serviço de streaming Paramount e outro dedicado ao Showtime, vai agrupar conteúdos lançando o "Paramount+ with Showtime" - um nome que me parece um pouco infeliz, mas que seguramente visa manter a visibilidade do canal Showtime. Veremos é se isso será suficiente para sobreviver no panorama cada vez mais congestionado dos serviços de streaming, que já leva muitos consumidores a passarem do pagamento de um ou dois serviços de streaming para os velhos hábitos de recorrerem a fontes alternativas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O sistema operativo MS-DOS foi lançado em 1981, mas era apenas uma versão com novo nome do 86-DOS criado por Tim Paterson no ano anterior, antes de ter sido comprado pela Microsoft por 75 mil dólares.

1 comentário:

  1. A Google, Netflix, Microsoft, Cloudflare, Akamai, e outros que consomem muitos recursos estão a preparar-se para lançar cada um deles um operador de Internet virtual via rede móvel e via satélite, para acederem exclusivamente aos seus serviços online. eh eh
    Conseguem imaginar o que seria ter de subscrever uma ligação à Internet dedicada para aceder a cada um destes serviços, e até de serviços de quem nunca alguém ouviu falar mas do qual depende no dia a dia para a Internet funcionar.
    E pronto, basta de invenções.

    ResponderEliminar