2023/03/13

Notícias do dia

Centros comerciais monitorizam matrículas e passos das pessoas; Samsung usa lua falsa para melhorar fotografias; HP volta a bloquear tinteiros não-oficiais nas impressoras; Raspberry Pi ganha câmara com global shutter; cuidado com a memória virtual nos tablets e smartphones; Tesla usa câmara falsa nos modelos com Hardware 4.0; Apple Watch revela que pessoas dormem menos do que deviam; e Dropbox também chateia utilizadores para "regressarem ao serviço" se não visitarem o serviço regularmente.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te valer um rato Mars Gaming MMRW.

Os efeitos da "geração social" nos mais novos

Com os anos a passarem cada vez mais rapidamente, são também cada vez mais as crianças que se aproximam da idade adulta e começam a partilhar a experiência de terem vivido toda a sua vida expostos nas redes sociais. Se alguns apenas têm que se confrontar com uma dezena de fotos potencialmente embaraçosas que a internet não deixará esquecer, há outro grupo mais restrito que teve toda a sua vida exposta em canais do YouTube, como filhos e filhas de influencers, que nunca tiveram voto na decisão de serem expostos dessa forma.

Como sempre, a responsabilidade acaba por ser dos pais, mas é algo que - no mínimo - convém estar informado quanto aos potenciais efeitos de longa duração que essas decisões poderão ter.


Silicon Valley Bank estoura e leva biliões de dólares de startups

Numa altura em que muitos criticam a volatilidade e imaterialidade das criptomoedas, eis que surge novo caso que relembra que as moedas tradicionais também podem não ser assim tão seguras. O Silicon Valley Bank ficou em posição fragilizada e, assim que os clientes começaram a correr para retirar o seu dinheiro (foram levantados 42 mil milhões de dólares em 24 horas), o colapso tornou-se inevitável.

Agora há que aguardar para avaliar o verdadeiro impacto deste colapso, e se o mesmo poderá alastrar a outros bancos e empresas, que dependessem em grande parte deste banco.


Discord muda política de privacidade - e volta a mudar

O Discord pregou um susto aos utilizadores, alterando a sua política de privacidade de forma a permitir a gravação e recolha de chamadas, video-chamadas, e partilha de ecrã.

Como se pode imaginar, foi uma alteração que não foi muito bem recebida e que o serviço se apressou a reverter à versão anterior, tentando dizer que tinha sido apenas uma clarificação do texto e que nada tinha mudado. No entanto, não explicou como é que, se nada mudou, foi sequer necessário fazer o tal ajuste do texto que gerou toda a polémica. De resto, dizendo de forma clara ou não clara, assumindo ou não, dizendo a verdade ou mentindo descaradamente, já se sabe o que o mais seguro é assumir que os nossos dados e interacções estão a ser seguidos e utilizados, de uma forma de outra, tal como se passeia num centro comercial.


Microsoft "desenrasca" super-computador para AI

A MS está a apostar em força na OpenAI e no seu ChatGPT, mas não se pense que esta parceria decorreu sem incidentes. Como parte do acordo que a MS fez em 2019, comprometeu-se a criar um sistema capaz de assegurar o nível de processamento necessário para os sistemas de inteligência artificial, que exigem processamento específico e que não é adequado ao hardware habitual que a MS utilizava. A MS teve que fazer um "curso intensivo" para montar e disponibilizar servidores para AI, combinando milhares de GPUs A100 da Nvidia, e que agora são responsáveis por possibilitar o lançamento do assistente "ChatGPT" que a MS lançou no Bing, Edge, e que está a adicionar a praticamente todos os seus produtos.

Estas mesmas exigências levantam algumas preocupações, pois tornam mais difícil o aparecimento de startups que queiram apostar em AI, já que os requisitos necessários em termos de hardware eliminarão muitas delas logo à partida, fazendo com que o domínio tecnológico permaneça automaticamente entre os gigantes no sector, que podem gastar milhares de milhões de euros nestes sistemas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O FTP (File Transfer Protocol) for criado em 1971 por Abhay Bhushan, enquanto era estudante no MIT, como forma de facilitar a transferência de ficheiros entre computadores na rede ARPANET, que mais tarde viria a evoluir para a "internet".

2 comentários:

  1. Silicon Valley Bank estourou mas NÃO levou biliões de dólares de startups

    ResponderEliminar
  2. Na noticia está certa mas na subtítulo tens Biliões em vez de Milhares de Milhões.

    ResponderEliminar