2023/03/27

Notícias do dia

Microsoft Teams renovado e com avatars 3D; morreu Gordon Moore - co-fundador da Intel e criador da lei de Moore; Apple patenteia faróis com iluminação em curva; Amesterdão quer reduzir velocidade de bicicletas eléctricas para 20 km/h; Framework reaproveita motherboard dos portáteis para mini-PCs; Tesla Safety Score 2.0 penaliza os "aceleras"; Alemanha aceita fim dos carros a combustão em 2035 com excepções para efuels; e Pwn2Own Vancouver 2023 termina com 1M de recompensas e um Tesla Model 3 oferecido.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Zoom com assistente AI

A Zoom não quer arriscar ficar de fora da corrida aos sistemas AI e também anunciou a chegada do seu assistente Zoom IQ, que conta com tecnologia da OpenAI (a mesma empresa que nos trouxe o ChatGPT e tem sido usada pela Microsoft).

O Zoom IQ pode gerar resumos das reuniões, sumarizar o que já foi discutido para os participantes que chegarem tarde às reuniões, criar capítulos automáticos de gravações de reuniões, e muito mais. Estas funcionalidades irão sendo acrescentadas de forma faseada e, por agora apenas para clientes que receberem um convite de acesso ao sistema.


Oppo abandona alguns países europeus?

A Oppo poderá estar prestes a abandonar alguns países Europeus, como Holanda, França e Alemanha, o que representaria um grande retrocesso na aposta que tem feito no território e que tirou partido da penalização da Huawei devido às sanções dos EUA.

Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente pela marca - que pertence ao grupo BBK, que também detém a OnePlus, Vivo, e outras - esta mudança de táctica poderá estar relacionada com os litígios de patentes que tem com a Nokia depois de um acordo entre as empresas ter expirado em 2021. A Nokia avançou com processo contra a Oppo e obteve várias vitórias que levaram à proibição das vendas de smartphones Oppo e OnePlus na Alemanha. E estes processos também foram repetidos noutros países, onde se espera que o desfecho seja o mesmo. Se a Oppo não arranjar forma de reatar o acordo com a Nokia, o seu futuro na Europa poderá estar prestes a terminar.

Actualização: A Oppo e OnePlus já vieram desmentir os rumores e assegurar que continuarão presentes na Europa.


Lucid recolhe automóveis por possível perda de potência

Os Lucid Air voltam a ter novo incidente de recolha. Depois de uma falha em cabos ligados ao painel de instrumentos, a marca e clientes enfrentam a possibilidade do carro perder toda a potência em andamento devido a contactores defeituosos.

A marca detectou o primeiro caso de falha em Maio de 2022, tendo lançado uma actualização de software que permitia avaliar remotamente o funcionamento dos ditos contactores, descobrindo que os mesmos exibiam problemas em centenas de veículos durante 5% das actuações. Uma vez que o objectivo é ter componentes que dêem uma garantia de funcionamento 99.999% do tempo, a marca avançou com o processo de recolha para efectuar a sua substituição.


Código fonte do Twitter surge no GitHub sem autorização

Já foi removido a pedido do Twitter, mas o código-fonte do serviço de Elon Musk esteve disponível na plataforma de código da Microsoft, e tendo dado origem a uma investigação interna para saber quem terá divulgado o código proprietário.

Tendo em conta as múltiplas rondas de despedimentos, que continuarem mesmo após Elon Musk ter assegurado que já não haveria mais despedimentos, e insistência para a presença física no escritório (a última das quais num email que enviou aos funcionários às 2h da manhã, dizendo que o escritório estava demasiado vazio), não será difícil imaginar que não haverá falta de developers descontentes que pudessem recorrer a este tipo de manobra como medida de "vingança". No entanto, é uma vingança que pode acabar por ter pesadas repercussões se o Twitter avançar com queixa e processo nas autoridades.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro Google Doodle foi apresentado na página principal da Google a 30 de Agosto de 1998, em celebração do festival Burning Man.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)