Meta Horizon OS disponível para óculos VR concorrentes; Microsoft facilita instalação de apps Windows da web; Android 15 vai mostrar estado de saúde da memória flash; Apple dificulta escolha de browser alternativos no iOS - a não ser quando é o Safari; Tesla desenrasca acelerador do Cybertruck em menos de 1 minuto; MS bloqueia apps que alteram interface no Windows 11; e pais contra proibição de telemóveis nas escolas.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.
Europa aquece ao dobro do ritmo global
Que o nosso planeta está cada vez mais quente é algo indisputável, mas agora descobre-se que a Europa está a aquecer a ritmo ainda mais acelerado que o resto do mundo. Não só o ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre desde que há registo, como na Europa as temperaturas estão a subir 2.3°C acima dos níveis pré-industriais face aos 1.3°C registados em média a nível global.São cada vez mais frequentes os fenómeos de vagas de calor e vagas de temperaturas negativas, que anteriormente eram extremamente raros ou inexistentes. E se é certo que a Europa tem transitado para energias renováveis (em 2023 também teve a maioria da energia gerada de fontes limpas do que de combustíveis fósseis), isso não é algo que vá resolver o problema de um ano para o outro.
Rússia condena porta-voz da Meta
Depois de já ter designado a Meta como organização extremista, com o Facebook e Instagram banidos do país desde a invasão da Ucrânia, a Rússia avança com uma condenação de seis anos de cadeia para Andy Stone, porta-voz da Meta, por "defender o terrorismo publicamente", referindo-se a comentários do mesmo referentes aos soldados russos.O porta-voz da Meta não esteve presente no tribunal (não fosse cair de uma varanda, como parece ser frequente no território de Putin) mas a sua advogada diz que irá recorrer da sentença.
Autoridades britânicas contra encriptação E2E
Sem grandes surpresas, também o director da NCA (National Crime Agency) do Reino Unido está contra o uso da encriptação E2E (End-to-End) que tem sido adoptado pela maioria dos serviços de mensagens, e que faz com que nem sequer o próprio serviço consiga saber o conteúdo das mensagens, que apenas fica acessível para as pessoas no grupo de mensagens.A desculpa é invariavelmente a mesma, de que as autoridades precisam de ter acesso às mensagens para apanharem actos de terrorismo ou de abuso de crianças, esquecendo-se que essas mesmas pessoas poderão facilmente recorrer a outras ferramentas e serviços para encriptar as suas mensagens e as esconderem das tentativas de vigilância indescriminada. Enquanto isso, todo o resto da população passa a ter privacidade zero, ficando exposta a potenciais abusos de tracking ou vigilância em grande escala.
Curtas do dia
x- UE vai investigar TikTok Lite por práticas "viciantes"
- Plataforma de newsletters Ghost vai adoptar ActivityPub
- Imagens geradas por AI dificultam detecção de casos reais de abuso de menores
- Servidor norte-coreano revela serviços feitos para a Amazon Prime Video e HBO Max
Resumo da madrugada
- Android 15 vai mostrar estado de saúde da memória flash
- Apple dificulta escolha de browser alternativos no iOS - a não ser quando é o Safari
- Volvo celebra 97 anos
- Cyberpunk 2077 hiper-realista
- Como fazer um controlador 3D para Blender
- Memórias RGB estão a "queimar" placas gráficas
- MS bloqueia apps que alteram interface no Windows 11
- BYD passa os 1000 veículos em Portugal - em menos de um ano
- Repsol inicia produção em volume de combustíveis sustentáveis
- Phish na Sphere em Las Vegas
- Galax lança RTX 4060 Ti single-slot
- 7 tipos de rodas postos à prova em LEGO
- Tesla baixa preço do FSD para $8000 nos EUA
- Pais contra proibição de telemóveis nas escolas
- Placa HighPoint Rocket 1608A atinge 56 GB/s com RAID de 8 SSDs
- Tesla desenrasca acelerador do Cybertruck em menos de 1 minuto
- Teclast F16 Pro a €289.99
- Google Chat fala com Slack e Teams
- WhatsApp prepara contactos favoritos
- Pen USB 3.1 SanDisk Extreme Pro a €43
- Carros eléctricos passam os 50% na China
- Tesla acaba com programa de recomendações
- Microsoft facilita instalação de apps Windows da web
- Meta Horizon OS disponível para óculos VR concorrentes
Curiosidade do dia: A Sonos foi criada em 2002 e depressa conquistou posição de referência no campo das colunas wireless e sistemas multi-room. Em 2019 foi alvo de polémica por querer inutilizar colunas funcionais para obrigar a comprar novos modelos - coisa que acabou por abandonar passados alguns meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)