2013/05/06

Notícias do Dia

O espaço livre efectivo volta a estar na ordem do dia com o Galaxy S4 de 16GB a ter apenas 8GB livres; temos um jogo que mostra o efeito da pirataria aos piratas; uma bicicleta que dá vertigens a qualquer ciclista;   o que vê um carro sem condutor do Google quando anda pelas estradas; e até uns estranhos cristais do tempo que poderão revolucionar a física quântica.

Temos também uma nova selecção de livros O'Reilly à vossa espera este mês. Toca a votar no vosso preferido, e com sorte... será o escolhido para o passatempo que se seguirá onde teremos cinco exemplares para oferecer, a partir de quarta-feira.

E por agora, as notícias do dia:

As críticas ao Google Glass


Tentar criar algo inteiramente novo e pronto para ser usado pelo público em geral não é simples. E se o conceito por trás do Google Glass é realmente inovador e com o potencial para mudar muita coisa, facilmente se perceber porque motivo o Google não está interessado em colocá-lo no mercado antes de estar pronto. São muitas as críticas que têm sido feitas ao Glass, e que nos fazem colocar os "pés na terra". Coisas como a autonomia sofrível (entre 3 a 5h de uso), a necessidade de ter um smartphone emparelhado, e impossibilidade de o dobrar com uns óculos normais quando os queremos arrumar, e muitos aspectos a nível de software (como a impossibilidade de se ajustar o volume ou brilho do visor).

São coisas que certamente serão melhoradas ao longo dos próximos meses, de forma a que os primeiros modelos comercializáveis causem menos queixas... mas até lá, há que estar consciente que na verdade, estão a servir de cobaias e beta testers deste produto (e a pagar por isso).




Acer diz que não justifica fazer um Windows RT neste momento

Parece que a Acer partilha a minha opinião quanto aos Windows RT - e que ainda hoje tinha relembrado ao falar sobre o novo mini-tablet Windows 8 que foi revelado inadvertidamente pela Amazon. Diz a Acer que não faz sentido desenvolver um tablet Windows RT neste momento, e que optará por esperar até ao final do ano para ver que tal será a próxima versão, antes de decidir se realmente apostará nesta plataforma.


Tor faz balanço após um Ano sem DRM

A editora de eBooks Tor decidiu abandonar o DRM nas suas edições. Passado um ano, o nível de pirataria nos seus livros permanece inalterado face aos tempos das edições com DRM. Quem terá notado alterações bem significativas terão sido certamente os seus clientes pagadores, que assim ficam livres para poder ler os livros que compram nos diversos equipamentos que tiverem - sem serem tratados como criminosos.

... Agora só falta que alguns editores de jogos cheguem à mesma conclusão... e que tem sido comprovada pela Netflix,que diz que onde fica disponível o seu serviço, a pirataria de filmes e séries baixa.


Aldeia da "Optimus" não tem Rede


Diz o ditado, "longe da vista... longe do coração" e infelizmente há quem em pleno século XXI, com toda a tecnologia que temos, continue a estar tão afastado do mundo. Caricatamente, a aldeia escolhida pela Optimus para filmar o seu mais recente spot publicitário - Tourém - não só não tem cobertura da rede Optimus... como não tem cobertura de qualquer rede nacional; obrigando a que a sua população tenha que utilizar redes espanholas e pagar chamadas em roaming para falar com Portugal.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



2 comentários:

  1. Bem Carlos, esta deu até discussão com a cara metade que é de letras e como ela não consegue entender a frase não consegui corrigir por isso vou eu tentar.

    "que diz que onde fica disponível a pirataria de filmes e séries baixa"

    A pirataria é que fica disponível lol :). Eu digo que bastava uma virgula ela diz que não e bla bla bla lá coisas deles lol assim para não haver dúvidas devia ser:

    "que diz haver um decréscimo de pirataria nos locais onde o serviço fica disponível"

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarificada a expressão - isto de escrever de madrugada por vezes tem o seu impacto nas vírgulas e nas palavras "comidas"! :)

      Eliminar