A Apple já fez o seu mega evento e apresentou o novo iPad Pro com Apple Pencil, a nova Apple TV com Siri e App Store, e os novos iPhones 6S com 3D Touch (e o seu preço), e o nosso habitual rescaldo do evento; revisitamos a Huawei e a sua presença na IFA 2015; o Ulefone Paris 4G dá-nos um "iPhone 6" por mouco mais de 100 euros; e o Debian quer garantir a confiança no software open-source, e complicar a vida a quem desejar infectar software com conteúdos indesejados.
Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que esta semana estamos a oferecer são 50 cursos de Programação de apps para Android da Udemy, adequados tanto para quem já sabe programar, como quem para ainda se vai iniciar neste mundo
Amazon termina a venda do seu Fire phone
Chega (por agora) ao fim a aventura da Amazon nos smartphones, com o fim das vendas do seu Fire Phone - um smartphone que apostava nas suas 4 câmaras frontais para criar um efeito 3D no ecrã... mas que desde logo confirmou os piores receios de que tal não passava de uma curiosidade com poucas aplicações práticas para uso no dia a dia.
... Não se pode dizer que Jeff Bezos não tenha sido avisado, pois a própria equipa que estava a desenvolver o Fire tinha partilhado as suas preocupações com ele (e o efeito foi terem sido despedidos ou mudados para outros departamentos.)
Google refresca o aspecto do Google Now
Depois do novo logo, chega-nos um novo Google Now com ligeiros retoques. Os já conhecidos cartões informativos permanecem, mas encontram-se agora divididos em diferentes secções com um pequeno separador entre elas.
Sinceramente... não me parece que este separador se enquadre muito bem no "material design" dos cartões... mas, vou dar-lhes o benefício da dúvida e aguardar mais alguns dias para ver se se estranha ou se se entranha.
MS Edge vai suportar codec VP9 do Google
Parece que já se começam a fazer sentir os efeitos da aliança para desenvolvimento de um codec open-source. A MS já anunciou que irá adicionar suporte para o codec VP9 do Google ao seu browser Edge. Um pequeno passo que ajudará a adoptar codecs abertos (e de uso gratuito) para a transmissão de vídeo - e no mínimo, aumentar a pressão sobre os codecs populares que obrigam ao pagamento de licenças.
ManyCities deixa-nos explorar os padrões de chamadas e SMS em várias cidades
Já pensaram na enorme quantidade de dados que as comunicações móveis permitem acumular? O Many Cities é um site que nos permite explorar esses dados, em diversas cidades, e ver como é que as comunicações se alteram durante os vários períodos do dia, diferentes dias da semana, e até em diferentes partes de uma cidade.
Todos estes dados são recolhidos de forma anónima, sabendo-se o número de chamadas, mensagens, ou quantidade de dados transferidos, mas não a quem pertencem ou o seu conteúdo - e servem para reforçar a ideia de que todos estes dados deveriam estar obrigatoriamente disponíveis de forma pública para todos os que os quisessem utilizar.
Curtas do Dia
- Netflix prepara expansão para a Ásia em 2016
- Dell vai investir 125 mil milhões de dólares na China
- Google facilita o tracking de jogadores durante os jogos
- Inbox do Google ganha capacidade de apagar trash e spam
- Tinder estreia "super-like" para quando se tem mais interesse
- Quando se tem que lidar com um bloqueio de conta no Skype
- Tribunal diz que condutor do Uber deverá ser considerado funcionário
- Hackers estão a usar internet via satélite para permanecerem anónimos
- Partido Pirata Norueguês disponibiliza servidor DNS que dá acesso ao Pirate Bay - ou então bastava usar o servidor DNS do Google ou OpenDNS
Resumo da Madrugada
- Huawei na IFA 2015
- Apple revela iPad Pro com Apple Pencil
- First LEGO League na Maker Faire de Lisboa
- Apple revela novos iPhones 6S com 3D Touch
- Os preços do iPhone 6S - em resumo: são caros! :)
- Apple revela nova Apple TV com Siri e App Store
- Google disponibiliza curso de design para apps Android
- Debian quer garantir a confiança no software open-source
- Falha no serviço NEST deixou utilizadores sem acesso a casas
- Rescaldo do evento Apple do iPad Pro, iPhone 6S e Apple TV
- Novos chips permitirão smartphones e tablets com 6GB de RAM
- Sony Xperia Z5 4K poderá funcionar quase sempre em modo Full HD
- Devolo Home Control vai controlar equipamentos de outros fabricantes
- Ulefone Paris 4G até passa por um iPhone 6 mas custa pouco mais de €100
Também não gosto do novo google now. Não que os novos separadores me façam confusão por si (apesar de os achar deslocados). Mas não são funcionais. No nexus 5, tenho de fazer swipe para a esquerda (para aceder ao Google now) e depois para baixo (para ver o tempo/o primeiro card disponível). Antes, bastava andar para o lado...
ResponderEliminar