2017/06/23

Notícias do dia

As mais populares apps iOS aumentaram 1000% de tamanho em 4 anos; os últimos indícios apontam para um iPhone 8 com ecrã de 2800x1242 pixeis; YouTube promove novo formato vídeo VR180; o simpático Mavic Pro Combo da DJI está em prpmoção por €1067 mesmo a tempo das férias; e os operadores britânicos de fibra querem o fim da publicidade a fibra "falsificada".

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que o nosso meeting mensal deste mês vai ser adiado para 1 de Julho devido a este sábado coincidir com o dia de S. João. Dito isto, não deixes de participar igualmente no nosso passatempo semanal que está a oferecer cartões micro SD de 64GB e 32GB.

Apple está a remover apps "de treta" da App Store


Crie-se uma app que faça sucesso e rapidamente surgem centenas ou milhares de cópias a tentarem aproveitar-se desse sucesso. A Apple não quer disso na App Store e ajustou as regras para que seja ainda mais fácil impedir tais apps de entrarem na sua loja.

Embora cópias de apps já fossem proibidas na App Store, as novas regras proíbem também apps que recorram a templates para produzir apps idênticas em série. Isto poderá ser um problema para os developers que se dediquem a esse tipo de tarefa, mas à partida não impede que se usem ferramentas genéricas de criação de apps... desde que o developer/utilizador se dê ao trabalho de as usar para criar uma app única e facilmente distinguível das demais.


YouTube já atrai 1.5 mil milhões de utilizadores registados por mês




O YouTube pode gabar-se de mensalmente já atrair 20% da população mundial, com 1.5 mil milhões de utilizadores registados a visitarem o serviço todos os meses (muitos mais o farão, sem fazerem login). Para além disso, os utilizadores já passam 1h por dia, em média, a ver vídeos do YouTube em dispositivos móveis.

São números impressionantes, e que neste momento tornam ridículo relembrar as discussões com aqueles que, no início do YouTube, duvidavam das hipóteses do seu sucesso, dizendo que nunca conseguiria competir com a televisão... Pois...


Android ganha Safe Browsing nas WebViews


Integrar uma página web em Android é feito usando-se as WebViews, que basicamente disponibilizam uma janela do Chome que facilita a integração de um browser dentro de qualquer apps sem necessidade de saltar para uma app diferente. Agora, também essas janelas passam a contar com o Safe Browsing da Google, que alerta para o caso de se estarem a aceder a conteúdos potencialmente perigosos, para maior segurança.

No próximo Android O a segurança será ainda maior, pois o processo de rending correrá numa sandbox isolada e com acesso limitado ao sistema, minimizando a sua utilização como potencial vector de ataque.


Tesla quer criar a sua própria rádio digital


A Tesla pode vender uma fracção do volume dos outros construtores automóveis, mas isso não a impede de tirar partido do seu mediatismo para se aproximar das editoras e revelar as suas intenções de lançar o seu próprio serviço de streaming de música.

Fora dos EUA a Tesla já tem uma parceria com o Spotify para a disponibilização de música, mas se estes planos avançarem será de imaginar que essa parceria fique em risco e a Tesla opte por usar o seu próprio serviço a nível mundial. Considerando que a Tesla quer ter controlo absoluto sobre os seus veículos, incluindo a proibição de se poder usá-los para ganhar dinheiro, parece que isso também se vai aplicar ao serviço de streaming de música.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)