2017/07/03

Notícias do dia

A Sharp deverá lançar os primeiros smartphones 100% sem margens já este mês; o Facebook ajuda a encontrar WiFi gratuito; mais um fantástico exemplo de um portal em ARKit que nos transporta para um mundo virtual; a Waymo foi testar carros autónomos para o Vale da Morte; o Google Fonts encontra o tipo de letra que procuras; e ainda um regresso ao passado para relembrar os capítulos menos conhecidos das origens do IBM PC.

Antes de passarmos às notícias do dia, estamos no último dia para participares no passatempo da semana que esta vez está a oferecer uns micro auriculares Bluetooth com cancelamento de ruído - amanhã chega novo gadget semanal para oferecemos.

Primeiro Tesla Model 3 sai da linha de produção esta sexta-feira



A Tesla vai conseguir concretizar a promessa de começar a entregar os Model 3 durante este mês de Julho, com o primeiro modelo final a sair da linha de produção já na sexta-feira - assim acabando com os receios de que o Model 3 pudesse sofrer de atrasos e mais atrasos, como os que atormentaram o lançamento do Model X.

Os primeiros 30 automóveis irão ter direito a uma cerimónia especial de entrega no dia 28 de Julho (tratando-se de pessoas que já tinham outros Tesla), e a partir daí começarão a ser entregues por ordem à longa lista de encomendas. Algo que ainda irá demorar bastante tempo... em Agosto só serão produzidos 100 Model 3, com a aceleração da produção de forma "exponencial", para 1500 unidades em Setembro, e 20 mil em Dezembro.

Mesmo a esse ritmo, entregar as mais de 400 mil encomendas já feitas seria coisa para demorar 20 meses, pelo que interessará ver quando é que a Tesla conseguirá chegar às 20 mil unidades semanais que espera conseguir produzir quando estiver tudo a funcionar à velocidade máxima.


O Surface Mini era real... mas não chegou ao mercado



Os Surface RT foram um desastre mas, para o melhor ou pior, a Microsoft livrou-se de ter mais um "mini" desastre ao ter cancelado o lançamento do Surface Mini. Desde sempre existiram rumores de que a Microsoft teria preparado um Surface Mini para acompanhar o modelo de maiores dimensões, e agora surgem fotos que confirmam a sua existência.

O Surface Mini seria um Surface Pro 3 em miniatura, mas que recorreria a um ecrã de 8" (1440 x 1080) Snapdragon 800 e 1GB de RAM. Foi um produto que Satya Nadella cancelou por considerar que não traria diferenciação face aos tablets disponíveis no mercado... e parece-me que terá sido a decisão acertada (até a Apple se tem distanciado do seu iPad mini).


Windows 10 pode ser desbloqueado com impressão digital num Galaxy S6, S7 ou S8



Se já se tinham interrogado porque motivo não podem usar o sensor de impressões digitais no smartphone para validar a identidade num PC, eis que a Samsung vem resolver o problema. Depois de ter lançado esta funcionalidade no seu tablet com Windows 10, a Samsung expande esta possibilidade a todos os computadores com Windows 10 actualizado.

A mais recente versão da app Samsung Flow passa a ter compatibilidade com o Windows Hello, assim simplificando a vida a quem gosta de manter o seu computador seguro, com a facilidade de o utilizar com um simples toque no sensor do seu smartphone.


Windows 10 vai alertar utilizadores para actualizarem para a versão mais recente



A MS já chateou suficientemente os utilizadores com notificações para actualização para o Windows 10, mas agora vai voltar a fazê-lo, com "boas intenções". Os utilizadores que ainda estiverem a utilizar a primeira versão do Windows 10 irão ser notificados para fazerem a actualização para o mais recente (Creators Update) para garantirem a máxima protecção dos seus sistemas.

Uma vez que se trata de alertar pessoas que já utilizam o Windows 10, não me parece que será um caso tão "chato" como quando essa notificação estava a ser feita (de forma contínua e excessiva) a quem utilizava versões anteriores do Windows. De qualquer forma, para quem optou utilizar o sistema Windows, manter o sistema actualizado será um dos requisitos a que terá que estar disposto para minimizar potenciais riscos de segurança (e na verdade, o mesmo se aplica a todo e qualquer outro sistema operativo.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada





2 comentários:

  1. "no dia 38 de Julho" :P quer-me parecer que no final de contas não se vai realizar a promessa de entrega em Julho hehe

    ResponderEliminar