2018/02/21

Notícias do dia

O popular teclado Swype chega ao fim; Android P vai impedir acesso à câmara por apps em background para maior segurança; o Galaxy S9+ supera resultados do S9 no Geekbench; a OnePlus lança vídeo onde o OnePlus 5T "estilhaça" a concorrência; o Windows 10 em ARM chega com bastantes limitações; e as empresas de jogos dizem não ser necessário preservar jogos online antigos.

Esta semana temos para vos oferecer um porta-chaves Darth Vader com luz e som; não se esqueçam que é já este sábado que temos o nosso habitual meeting mensal com francesinha à mistura; e que também está a decorrer o fundo de gadgets para um kit AmpliFi com WiFi mesh.

Facebook Messenger já deixa adicionar pessoas a video-chamadas em curso



É curioso como muitas vezes somos habituados a achar "normal" rotinas absurdas para coisas simples - como ter que desligar uma videochamada no Messenger caso se quisesse juntar mais uma pessoa à mesma. Felizmente, isso é algo que deixa de ser necessário a partir de agora, pois passa a ser possível adicionar novas pessoas a uma videochamada em grupo enquanto está a decorrer.

Será talvez uma das vantagens de ter uma plataforma cada vez mais desesperada para manter os utilizadores satisfeitos... vão começar finalmente a preocupar-se em limar as arestas e tratar de todos os detalhes chatos, com a esperança de que os utilizadores não usem isso como desculpa para se afastarem.


CityMapper lança serviço "híbrido" em Londres que mistura "autocarro / táxi / metro"



Embora serviços como a Uber ocupem o topo das notícias e discussões sobre o futuro dos transportes, há empresas que vão propondo alternativas não menos interessantes. A CityMapper lançou em Londres um curioso serviço que acaba por ser uma mistura de autocarro com táxi e metro.

Consistindo em mini-autocarros de 8 lugares, o serviço funciona de forma idêntica ao autocarro, com paragens, mas seguindo por vias pré-definidas como o metro (bem, na realidade os autocarros também já o fazem, mas pronto) e por último, a parte que se revela mais interessante e que é equipara aos "táxis": a de que os clientes podem reservar os seus lugares para terem a viagem garantida.

Penso que poderá ser uma excelente alternativa que se posicione entre os autocarros "normais" e os serviços tipo Uber, para transporte pessoal.


Qualcomm apresenta novo kit VR com Snapdragon 845

Os Oculus Rift vieram relançar a indústria do VR, mas já sabíamos que seriam necessários mais alguns anos até que os óculos VR evoluíssem para chegar ao ponto pretendido. Com a chegada do Snapdragon 845 a Qualcomm dá mais um passo nesse sentido com a plataforma Snapdragon 845 Xtended Reality (XR).

Este sistema usa o seu mais recente e pontente chip para criar óculos VR que funcionam autonomamente sem necessidade de PCs ou smartphones externos, e que contam com tracking autónomo com capacidade para detecção de objectos no mundo real (e "transportá-los" para o mundo virtual), e também com eye tracking - o que possibilita avanços tanto em termos de renderização optimizada apenas nos locais para onde se está a olhar, como também maiores possibilidades de interacção com interfaces VR.


Apple quer comprar toneladas de cobalto para baterias



A batalha pelos recursos vai começar a aquecer, pois estamos numa verdadeira corrida em que todas as empresas procuram garantir o seu quinhão de componentes essenciais para a produção de baterias. À semelhança do que têm feito as empresas automóveis, em preparação para os veículos eléctricos, também a Apple tem estado a negociar directamente com as empresas mineiras para tentar assegurar toneladas de cobalto para os próximos anos.

A questão é saber se este interesse se destina apenas a garantir o fornecimento estimado para smartphones e tablets... ou se a Apple realmente terá ambições de se aventurar nos veículos eléctricos, como foi falado em tempos mas que mais recentemente foi direccionado apenas para a parte do software e não dos próprios automóveis físicos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Este conceito de transporte. Já existe a muitos anos em Marrocos. Chamados de Gran Taxis. :)
    O primeiro utilizador define o destino, e os restantes a entrar as paragens, que podem ou não ser diretamente no percurso. Quantos mais utilizadores, menos custos...

    ResponderEliminar