2018/05/18

Notícias do dia

A versão beta do Android P faz antever um Pixel 3 com notch; o Chrome deixa de indicar páginas seguras em Setembro, assumindo que isso será o estado "normal"; Xiaomi prepara smartphone para celebrar 8º aniversário; vimos o suporte para smartphones com carregador wireless integrado iOttie Easy One Touch 4 QI por €61 (ou uma alternativa sem carregador, bastante mais económica, por apenas €5.94); a Drive.ai mostrou o seu carro autónomo a circular nas estradas públicas; e o alerta de que a recolha e partilha de dados da localização dos utilizadores é "bomba relógio" prestes a rebentar.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já arrancou o passatempo do gadget da semana, onde poderás ganhar uma bracelete Elephone Band 5.

Microsoft prepara tablets Surface baratos para competir com iPads




Depois do grande fiasco que foi o Windows RT, a Microsoft acredita que está na altura de voltar a aventurar-se no segmento dos tablets mais acessíveis (relativamente falando) para competir com os iPad da Apple.

Os Surface Pro já demonstraram que a Microsoft consegue fazer bons tablets, mas têm preços num patamar que os torna competitivos quando comparados com portáteis da mesma gama, mas não para quem procura algo abaixo dos 500 euros. Estes futuros Surface deverão situar-se no patamar dos 400 euros... servindo de alternativa a quem esteja a considerar um iPad; e que não tenha guardado rancor por ter sido enganado com o Windows RT. :P


Google não responde a perguntas sobre veracidade do seu Google Duplex 


No Google I/O a Google mostrou-nos uma impressionante demonstração do Google Assistant a telefonar para um cabeleireiro para fazer uma marcação em nome do utilizador, usando o sistema Google Duplex, mas são muitas as questões sobre se o sistema será mesmo assim tão eficaz. São várias as questões levantadas, incluindo se se tratavam de chamadas editadas, e a Google não tem respondido às perguntas...

Bem, supostamente o Google Duplex será disponibilizado para testes este Verão (para um grupo reduzido de utilizadores)... e talvez aí se possam tirar as dúvidas quanto à sua validade no mundo real.





Metawave anuncia sistema de radar+câmara+LIDAR para automóveis autónomos



Componente crítico para qualquer veículo autónomo é a capacidade de ver o mundo à sua volta, e a Metawave propõe a utilização de um módulo único que integra sistemas com câmaras, LIDAR e um radar de nova geração, cujos resultados combinados prometem ser superiores aos sistemas existentes - e e funcionar até em situações atmosféricas mais complicadas, como neve, chuva e nevoeiro.

O sistema de radar utiliza uma nova classe de "meta-materiais", que lhe dá uma precisão muito superior face aos radares convencionais, permitindo identificar e distinguir elementos como pessoas, ciclistas, animais, outros veículos na estrada, etc. Só não dizem é quanto é que isto custa... :)


Twitter adia encerramento das suas API - mas não evita o descontentamento



O Twitter deu mais algum tempo aos developers que utilizam o seu serviço, ao adiar o encerramento das suas API  (de Junho para Agosto), mas é apenas um prolongar do "inevitável". O acesso às APIs passará agora a ser pago, com valores que serão proibitivos para muitos dos developers, e impedirá que apps de terceiros tenham acesso ao "stream" de tweets dos utilizadores.

É triste ver um serviço que só se tornou naquilo que é hoje graças à ajuda dada pelos programas criados por estes developers, agora virar-lhes costas e praticamente dizendo que será melhor abandonarem a sua actividade e dedicarem-se a outras coisas. Embora a app oficial do Twitter já seja bastante aceitável... é preciso não esquecer que apenas o é devido à "inspiração" que foi buscar a muitas outras apps de sucesso (e já nem vamos falar nos serviços de alojamento de imagem e vídeo, de encurtamento de URLs, de publicação de imagens longas, e tudo o mais que se foi tornando desnecessário, por serem coisas que o próprio Twitter foi copiando e implementando).


Promoções do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)