2018/09/07

Notícias do dia

O mais recente Chrome 69 esconde "www." e "m." dos endereços e já começou a gerar confusão; Palm prepara mini-smartphone económico de 3.3"; o novo Roomba i7+ já despeja o lixo sozinho; a Nokia quer superar a Huawei e prepara smartphone com 5 câmaras; temos o Jumper Ezbook 3 Pro a €182; e ainda o efeito nefasto dos filtros automáticos do copyright na música clássica.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos livro FCA seleccionado para o passatempo desta semana. Por isso, não deixem de participar e habilitarem-se a receber um dos exemplares do livro "Segurança no Software" da FCA que teremos para oferecer.

App popular para Mac envia histórico do browser para a China



A app Adware Doctor é uma das mais populares na Mac App Store da Apple (na 4ª posição das app pagas e 1ª dos utilitário), mas embora prometa manter o computador livre de malware, foi descoberto que envia todas as informações do computador, incluindo o histórico dos sites visitados para um servidor na China.

Ora, o facto de ser na China não me parece ser o ponto principal (é uma app feita na China!), mas sim a questão sobre se esses dados estão a ser enviados sem o consentimento expresso dos utilizadores. Muitas apps de "anti-vírus", pedem aos utilizadores para enviar informação idêntica, sobre o que se tem instalado; e também neste caso a informação recolhida poderá ser usada "eticamente" para determinar sites e programas potencialmente perigosos. De qualquer forma, isso deveria ser feito com o conhecimento e consentimento explícito dos utilizadores, e não algo que provavelmente está escondido no meio das condições de utilização que ninguém lê - sendo este o caso, obviamente que perdem logo grande parte da confiança dos utilizadores.


Microsoft prolonga prazos de actualizações do Windows para empresas



Se a nova política de actualizações regulares do Windows 10 é algo que a maioria dos utilizadores até apreciará, o caso é bem diferente no caso das empresas, especialmente para aquelas onde a obrigatoriedade de actualizarem o Windows a cada 18 meses se revela demasiada complexa e potencialmente problemática. Felizmente a MS ouviu as queixas e vai prolongar o suporte dos 18 para os 30 meses.

O efeito prático é que as empresas poderão manter o seu parque informático "como está" durante mais um ano antes de se preocuparem com todos os efeitos secundários que as grandes actualizações do sistema inevitavelmente representam.


YouTube para Android ganha - finalmente - tema escuro



Anunciado em Março, o tema escuro para a app do YouTube ficou imediatamente disponível para a versão iOS, mas os utilizadores Android têm aguardado, inexplicavelmente, que essa mesma funcionalidade chegasse aos seus smartphones. Parece que finalmente esse momento chegou, com relatos de que a Google está activar esse modo escuro na versão 13.35.51 do YouTube para Android.

Ainda assim, não é garantido que já esteja para todos - eu estou com essa versão e no entanto ainda não me aparece o "dark theme". Quando ficar disponível o tema escuro será activado automaticamente, acompanhado de uma opção para quem o quiser desligar.


OnePlus com promoções de regresso à escola



Aproveitando a época de regresso às aulas (e também para despachar stock em preparação para a chegada do próximo OnePlus 6T) a OnePlus está a fazer algumas promoções, com conjuntos de smartphones mais acessórios com desconto.

O Full Survival Kit inclui um OnePlus 6 de 64GB Mirror Black, earphones Bullets V2, carregador Fast Charge extra e um cabo USB-C extra, por 519 euros em vez dos 573 euros que custariam habitualmente. O outro é o Tough & Smooth Bundle, que inclui um OePlus 6 Mirror Black de 128 GB, mais uma capa Karbon ou Sandstone, e uns OnePlus Bullets por 569 euros em vez de 595 euros.

Por outro lado, se quiserem fazer um pacote à vossa medida, não se esqueçam que têm 20 euros para gastar em acessórios por nossa conta.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. A GB está com cupão no O+6 64gb +-389€... Para os que não ligam a garantia...

    ResponderEliminar