2018/10/12

Notícias do dia

Smartphone com ecrã dobrável da Samsung será um "tablet" quando aberto; o impressionante robot Atlas da Boston Dynamics já faz "parkour"; Facebook lança 3D Photos que tiram partido da informação da profundidade; nas promoções temos um módulo Sonoff 4CH a €11 e uma lâmpada Xiaomi Yeelight RGB de 10W a €16; o Nokia 3.1 Plus ganha sensor de impressões digitais; e a UE volta a desiludir os cidadãos Europeus, dizendo que os dados recolhidos por carros autónomos pertencem aos fabricantes e não aos condutores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que esta semana temos para oferecer uma "lâmpada mágica" LED RGB capaz de levar luz e cor a qualquer sítio.

Google Smart Compose vai suportar português



As respostas aceleradas no Gmail com o Smart Compose já muito têm auxiliado quem escreve em inglês, mas em breve poderão ser usadas também em Português. A Google vai expandir o Smart Compose a quatro novas línguas (Espanhol, Francês, Italiano e Português), que começarão por ser estreadas no Pixel 3 e posteriormente alargadas a outros equipamentos.

... Curiosamente, mesmo tendo as definições em inglês, muitas vezes o Smart Compose no Gmail já me faz sugestões acertadas a escrever em Português (provavelmente por ter aprendido com outros emails meus enviados anteriormente). Se calhar a Google ainda não está a par que a sua AI já aprendeu português sozinha, com a ajuda dos utilizadores! :)


iOS 12 já chegou a metade dos iPhone e iPads



Em contraste com o conhecida situação das actualizações em Android, o mais recente iOS 12 da Apple já chega a mais de 50% dos dispositivos iOS activos. Esta versão 12 tem ainda o benefício extra de ter conseguido isto em pouco mais de 3 semanas, cerca de metade do tempo que o anterior iOS 11 (que tinha demorado 50 dias para chegar a este patamar).

De referir ainda que este iOS 12 é o primeiro iOS que dá suporte a iPhones com 5 anos(!) e que poderá muito bem ser um factor decisivo entre as pessoas que estiverem a pesar todos os prós e contras entre escolher um dispositivo Android ou iOS.


Instaladores de Flash com malware incluído



O Adobe Flash tem caído em desuso, mas constitui ainda um apetecível vector de ataque para a instalação de malware. Recentemente tem havido uma vaga de instaladores de Flash que fazem aquilo que dizem fazer (instalar o Adobe Flash)... mas que incluem uma prenda indesejada: o gerador de criptomoedas XMRig, que irá aproveitar o computador para gerar dinheiro a favor dos atacantes.

O facto deste malware instalar efectivamente o Flash fará com que seja mais difícil suspeitar dele, com as vítimas a poderem pensar que o seu PC ter ficado mais lente ou aquecer um pouco mais ser devido ao Flash e não ao gerador de Monero que receberam de forma indesejada.


Waymo já percorreu 16 milhões de quilómetros em estradas públicas


Embora as dificuldades de criar um automóvel autónomo capaz de lidar com toda a infinidade de situações nas estradas - especialmente os restantes condutores humanos - a Waymo continua a avançar a passos largos, ou melhor dizendo: a rolar a alta-velocidade; para estar na linha da frente dessa tecnologia.

A divisão da Google / Alphabet revelou já ter ultrapassado os 16 milhões de quilómetros percorridos em estradas públicas, a que se somam mais de 11 mil milhões de quilómetros percorridos virtualmente nos seus mundos simulados). É uma escala que supera toda a sua concorrência (a Uber fica num muito distante segundo posto, com apenas 1.6 milhões de quilómetros percorridos), e que seguramente deverá deixar preocupados todos os fabricantes automóveis que não estiverem a fazer parcerias com eles...





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)