2018/10/02

Notícias do dia

Depois dos Android, é agora a vez do Opera Touch chegar aos iPhones; Portugal fica em 23º na qualidade de vídeo na rede móvel; YouTube prepara publicidade interactiva mais intrusiva; análise ao D-Link COVR WiFi Mesh; existe um jogo de aventuras escondido no Google.com; e Cloudflare lança gateway IPFS que ajudará a acelerar o acesso a uma internet distribuída à prova de censura.

Esta semana temos para oferecer nova selecção de livros da FCA, sendo que o dia de hoje é dedicao a escolher aquele que mais vos interessa, cujos exemplares iremos oferecer ao dos próximos dias.

Falha de segurança no Facebook afecta muitos outros sites e serviços



A falha de segurança que obrigou o Facebook a fazer o logout de 90 milhões de utilizadores vai muito para além do Facebook, ficando confirmado que os atacantes que tiveram acesso a estas contas também poderiam aceder a todos os sites onde estes utilizadores utilizassem o método de login via Facebook - embora ainda esteja por confirmar se houve casos destes.

... Parece que a minha prática de nunca utilizar um login através de serviços terceiros (quer seja Facebook, ou Google, outro) - por muito conveniente que isso seja - desta vez revelou-se acertada, preferindo criar um registo único independente para todos os serviços, já por causa deste tipo de coisa. (Embora por vezes não dê para escapar, é certo...)


Honour of Kings vai usar reconhecimento facial para validade idade dos jogadores



Se por cá a utilização do GPS para validar a morada no Spotify já foi suficientemente polémica para depressa acabar com esse teste, na China a Tencent está a testar o uso de reconhecimento facial para validar a idade dos jogadores no viciante Honour of Kings - um jogo que contam com mais de 200 milhões de jogadores registado.

Este jogo tem sido alvo de medidas para controlar o tempo de jogo, sendo que no ano passado se impôs um limite de 1 hora de jogo por dia para jogadores com menos de 12 anos, e 2 horas para jogadores com menos de 18 anos. Este ano, passou também a ser obrigatório o registo com o nome real, para combater os casos de registos falsos; e agora... querem confirmar isso com reconhecimento facial.

... Para além das óbvias implicações em termos de violação de privacidade, fico curioso para saber se toda esta "complicação" não poderá ser simplesmente ultrapassada com recurso a uma foto de alguém mais velho...


Extensões do Chrome com segurança mais apertada



A Google quer precaver-se contra o potencial destrutivo que uma extensão maliciosa pode ter, e aplica um novo sistema de permissões que chegará com o Chrome 70. Os utilizadores poderão dizer que determinadas extensões terão apenas acesso a determinados sites; ou que apenas terão acesso aos dados do site em questão após clicarmos nelas.

É uma forma simples de evitar que uma extensão que se use ocasionalmente, e que a qualquer momento se poderá tornar vítima de uma actualização com fins maliciosos, possa imediatamente ter acesso a tudo o que se faça no browser. Adicionalmente, os developers da extensões ficam também obrigados a usar autenticação 2-factor, e deixam de poder "obfuscar" o código da extensão, para que seja mais fácil detectar código potencialmente malicioso.


Engenheiro curioso invalida patentes de Lidar da Waymo / Google



Depois de terem servido como base para a vitória no processo contra a Uber - acusada de roubar a sua tecnologia proprietária de LIDAR - a Waymo vê a maioria das ditas patentes serem invalidadas, por conta de um engenheiro independente que nem tinha nada a ver com o assunto.

Eric Swildens não trabalha para a Uber, nem Waymo (obviamente), nem qualquer outra empresa relacionada; no entanto, ao espreitar as patentes da Waymo relativas ao seu LIDAR "revolucionário", ficou com sérias dúvidas de que aquilo que a Waymo fez não tivesse já sido inventado. Depois de ter feito algumas pesquisas ficou convencido que era esse o caso, ao ponto de gastar 6 mil dólares do seu dinheiro para pedir uma reverificação das patentes da Waymo, que agora se vieram a comprovar serem inválidas na sua esmagadora maioria.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. Mais um dia em que o 'apanhado' de notícias do dia fica de igual para igual com todos os artigos principais.

    Essa notícia da Nova Zelândia então... Ui...!

    ResponderEliminar