2019/02/21

Notícias do dia

A Samsung já revelou os novos Galaxy S10 (também com versão 5G), a par do dobrável Galaxy Fold, e dos Galaxy Buds, Watch Active e Fit; deixa de ser necessário gastar gasolina com a chegada a Portugal da Vespa Elettrica por €6790; a Apple fez "limpeza" no Shazam e removeu ligações a serviços externos; e ainda o caso do alarme da NEST que tinha um microfone que a Google se esqueceu de referir.

Esta semana temos para oferecer um versátil candeeiro LED recarregável multifuncional; e aproveito ainda para relembrar que o nosso habitual meeting mensal é já este sábado.

Apoio do estado para automóveis eléctricos sobe para os 3000 euros - e Tesla Model 3 ainda fica dentro do limite máximo



A alteração das regras de apoio para a aquisição dos veículos eléctricos tem dado que falar, mas agora ficam finalizadas as condições. Os automóveis eléctricos podem contar com um apoio que sobe dos 2250 para os 3000 euros para os particulares; nas empresas mantém-se os 2250 euros, e com um limite máximo de quatro veículos. Mais significativo, o tecto máximo é de 62500 euros, o que significa que o Tesla Model 3 em Portugal ainda tenha direito ao incentivo (na sua versão base).

Já as bicicletas eléctricas, que também passam a contar com apoio, terão um limite máximo de 250 euros de ajuda, ficando abaixo dos 400 euros dos motociclos e ciclomotores eléctricos.


Samsung duplica número de línguas percebidas pelo Bixby



O Bixby da Samsung pode ter potencial enquanto assistente digital, mas para isso será preciso que entenda os utilizadores. Até agora, o Bixby percebia apenas inglês (EUA), coreano e mandarim; mas em breve irá duplicar a quantidade de linguagens percebidas, passando a perceber também: espanhol, alemão, italiano, e inglês (Reino Unido). O francês é uma estranha ausência, e nem vamos falar da falta de suporte para português...

Esta actualização irá ficar disponível não só para os S10, como também para os Galaxy S9 e S9, e Note 9 e Note 8 com Android Pie.


Imagens do Nokia 9 PureView reveladas antes da apresentação

Depois dos leaks, chegam imagens supostamente oficiais daquele que será o Nokia 9 PureView com as suas cinco câmaras.

Vai ser interessante ver o que a HMD irá fazer com estas cinco câmaras na traseira do smartphone, e se conseguirá recuperar a posição da Nokia como inovadora na área das câmaras nos smartphones. Não esquecer que já em 2012 a Nokia tinha uma câmara de 41MP no seu 808 PureView - algo tão à frente do seu tempo que só no mês passado, Janeiro de 2019, foi superado pela câmara de 48MP do Honor View 20.

Mas, como bem sabemos, mais que a quantidade, importa a qualidade, e é isso que este Nokia 9 terá que demonstrar; já a partir de domingo, quando teremos a sua apresentação oficial no MWC em Barcelona.


Xiaomi Mi 9 transparente vem com objectiva melhorada



Falando de câmaras, uma das coisas que nos tinha passado despercebida a propósito do novo Xiaomi Mi 9, é que a edição especial com a traseira transparente irá contar com uma objectiva melhorada. Em vez da objectiva de f/2.2 da edição normal, esta versão contará com uma objectiva de 7 elementos e f/1.47.

Habitualmente, as objectivas nos smartphones de topo ficam-se pelos 5 ou 6 elementos ópticos, as a Xiami não poupou esforços e criou esta de 7 elementos que permitirá captar cenas bastante mais luminosas, e que seguramente se irão fazer notar nos ambientes de mais baixa luminosidade. Mais um factor a ter em conta ao analisar a diferença de preço para o modelo "normal".


As 30 marcas mais relevantes para 2019



Segundo o ranking da Meaningful Brands para 2019, obtido por inquérito a 350 mil pessoas de todo o mundo, as 30 Marcas do top de relevância para 2019 são (por ordem): Google, PayPal, Mercedes-Benz, WhatsApp, YouTube, Johnson & Johnson, Gillette, BMV, Samsung, Microsoft, Danone, Audi, Nivea, Nestle, Colgate, Disney, Samsung, Heinz, Visa, Nike, Vanish, Crest, Skip, Ikea, Adidas, Booking.com, Sheraton, Natura, Michelin, Toyota, e por último mas não menos importante... a Lego.

Se olharmos apenas para os resultados de Portugal, o top seria: Google, Nivea, e Compal.

Também interessante é o facto de dizerem que a grande maioria das marcas (77%) poderia desaparecer do mercado sem que ninguém se importasse com isso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

3 comentários:

  1. Carlos, será que a BMV tem mesmo relevância para figurar nessa lista de marcas?

    ResponderEliminar
  2. Ninguem diz nada do Facebook não estar nessa lista???

    ResponderEliminar