2019/03/15

Notícias do dia

A Tesla revelou o seu Model Y; a Gearbest enfrenta um falha de segurança embaraçosa que revelou passwords não encriptadas; Dropbox impõe limite de 3 dispositivos nas contas gratuitas; aeroporto em França recorre a estacionamento robotizado de automóveis; novos SSD WD Blue oferecem NVMe a baixo preço; e ainda o malware SimBad que chegou a 150 milhões de Androids.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo a decorrer, que te pode valer um tablet de desenho.

Tradução no teclado Gboard chega ao iOS



As traduções feitas directamente no teclado Gboard da Google são algo que os utilizadores Android já têm desde 2017, mas que só agora chega ao Gboard para iOS.

Permitindo fazer traduções entre as 103 línguas disponíveis no Google Translate, será mais uma função útil para todos os que tiverem que lidar frequentemente com múltiplas línguas que não dominem completamente. Vamos lá ver se não irá demorar mais dois anos para se ter direito ao reconhecimento de voz offline melhorado que chegou aos Pixel recentemente.


Samsung começa a produzir RAM de 12GB para smartphones



Preparem-se para ver um aumento dos smartphones topo de gama com 12GB de RAM, já que a Samsung começou a produção em volume dos seus novos chips LPDDR4X de 12GB.

Produzidos num processo de fabrico de 10nm, estes chips permitem uma velocidade de transferência de 34.1GB/s e irão contribuir para um melhor desempenho dos dispositivos móveis, à medida que lhes começam a ser pedidas cada vez mais capacidades de "substituição" dos computadores desktop. Mas, não deixará de ser irónico que grande parte dos desktops que se pretendem "substituir", nem sequer tenham 12GB de RAM.


Apple marca WWDC 2019 para 3 a 7 de Junho



A Apple já revelou as datas para o seu muito concorrido evento WWDC para developers, que este ano se irá realizar de 3 a 7 de Junho.

Para além do iOS 13 e muitas melhorias esperadas para o iPad, um dos temas que se espera ver abordado é a aproximação das plataformas macOS e iOS, com a unificação do desenvolvimento de apps - e talvez até algumas indicações quanto à esperada transição dos Macs para chips ARM da própria Apple, algo que alguns rumores referem que poderá acontecer já em 2020.


Skype duplica videochamadas em grupo para 50 utilizadores


Não querendo ficar atrás do limite de 32 utilizadores das videochamadas em grupo do Facetime, a MS duplicou o limite nas videochamadas do Skype de 25 para 50 utilizadores.

Esta funcionalidade, por agora disponível para os beta testers, permitirá realizar reuniões remotas com maior número de participantes, e será seguramente bastante apreciada por todas as empresas onde o actua limite de 25 fizesse com que alguns colaboradores tivessem que ficar "de fora".

.... Dá vontade de dizer "E agora, quem é o primeiro a permitir 100?"


Apple defende-se da queixa do Spotify



A Apple já respondeu à queixa do Spotify com um comunicado exemplarmente redigido que tenta virar completamente o assunto e apresentar o Spotify como sendo um aproveitador dos direitos dos artistas que também se quer aproveitar da plataforma de distribuição da Apple.

Obviamente, não faz qualquer referência ao facto de reger a App Store como bem entende, eliminar apps que considera replicar funcionalidades da Apple (depois de as copiar), ou ter vantagem imediata ao fornecer serviços como o Apple Music. Vamos ter que esperar pela decisão das entidades Europeias, para ver se a Apple poderá a fazer "o que lhe apetece" na sua plataforma, ou se será forçada a mudar algumas coisas.

Actualização: aqui está o comunicado da Apple, "dissecado" ponto por ponto.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)