2019/03/29

Notícias do dia

Apple pede desculpa pelo teclado dos MacBooks (e é apanhada a violar regras da App Store a promover o seu Apple News+); a Huawei resolve o carregamento wireless do P30 com uma capa; o Pixel 3a "económico" vai custar €450; o novo Black Shark 2 da Xiaomi chega à Europa por €549; e ainda o caso das editoras musicais dizerem que a internet de alta-velocidade promove a pirataria.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo do gadget da semana, que desta vez tem para oferecer um power bank com carregador wireless; podes ganhar exemplares de livros FCA; e que o nosso meeting mensal é já amanhã. Sendo final do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+.

Rússia obriga VPNs a bloquear sites na sua lista negra



Depois dos serviços de VPN se terem tornado numa forma comum de contornar o bloqueio de sites a partir da Rússia, chega agora a indicação que também essa porta irá ser fechada. As autoridades russas estão a exigir que os serviços de VPN a operar no país bloqueiem também o acesso aos sites bloqueados.- caso contrário serão, eles próprios, bloqueados.

E com estas medidas, lá vamos dando uns passos para que se tenha uma "Internet da Rússia", tal como já temos uma "Internet da China", e brevemente uma "Internet da Europa", cada uma com regras à sua medida... Que já sabemos no que irá resultar: desenvolver novos sistemas de acesso a sites, distribuídos, e que sejam "impossíveis" de detectar ou bloquear.


Twitter ganha modo realmente escuro no iOS



Depois do modo nocturno com fundo azul escuro, o Twitter está finalmente a dar aos utilizadores o modo escuro que realmente deveria ter disponibilizado de início, com um fundo completamente negro.

Continuará a estar disponível o modo escuro actual - que agora passará  de "Night Mode" a Dim, a acompanhar este novo modo "Light Out" - para quem preferir manter alguma luminosidade no ecrã. Para quem der prioridade à poupança de energia em smartphones com ecrãs OLED, o ecrã completamente negro será a melhor opção.


Energy Ring mostra nível da bateria em redor do furo das câmaras nos Galaxy S10



Depois dos wallpapers criativos que tiravam proveito das câmaras no ecrã dos Galaxy S10, chega uma app que também se aproveita deste formato para apresentar o nível de bateria dos smartphones. A app Energy Ring pode exibir o nível da bateria usando um aro iluminado em redor da câmara, tornando-se bastante mais perceptível que o indicador tradicional.

Os utilizadores têm ainda à disposição todo um conjunto de parâmetros para fazerem com que o aro esteja tal como queiram (cor, grossura, direcção) ou até deixar que a cor mude automaticamente em função do nível actual.


Google Photos ganha recorte automático de documentos


Para além de todas as melhorias automáticas que já faz, o Google Photos está em processo de ganhar mais uma funcionalidade útil para todos os que costumam tirar fotos de documentos e recibos, sugerindo o recorte automático para que se fique apenas com o documento em si e não com o resto da imagem.




Apple começa a apresentar publicidade na App Store


Um dos nossos leitores (obrigado Carlos!) apanhou uma situação curiosa, em que uma pesquisa na App Store da Apple foi precedida pela apresentação de um anúncio publicitário a recomendar a instalação de outra app. Neste caso, uma pesquisa por "app", onde antes de ser sugerido o WhatsApp surgia a app do Wall Street Journal - com indicação de que se trata de um "anúncio".

Caso sejam utilizadores iOS, já se depararam com algo idêntico?


Xiaomi prepara regresso ao Brasil


Boas notícias para os fãs de tecnologia brasileiros. Depois da sua ofensiva na Europa com abertura de lojas oficiais, a Xiaomi prepara-se para regressar ao Brasil, de onde saiu em 2016.

A grande questão é saber se a Xiaomi apenas pretende fazer a importação dos seus produtos (e sujeitar-se às pesadas taxas de importação), ou se planeia iniciar a produção de alguns modelos no território, para conseguir competir com outros concorrentes que o fazem.




Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)