2019/05/02

Notícias do dia

Windows 10 passa a exigir 32GB de espaço mínimo; Netflix melhora qualidade de som com áudio adaptativo; Tesla vai reduzir preço dos seus painéis solares; Game of Thrones criticado por episódio demasiado escuro; investigadores convertem pensamentos em voz; como usar um painel LED como "scanner"; uma fechadura inteligente Alfawise com sensor de impressões digitais por 99 euros; histórico de localização da Google ganha eliminação automática ao fim de 3 ou 18 meses; e diabéticos procuram bombas de insulina obsoletas com vulnerabilidades, para as poderem controlar como desejam.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos o passatempo "gadget da semana" que desta vez te pode valer um suporte de smartphone para carro - e, sendo início do mês, é também a altura certa para aderires ao Clube AadM+ (caso ainda não o tenhas feito).

Facebook vai agilizar o Messenger e criar app para Windows e Mac



O Facebook está consciente de que o Messenger é um dos seus grandes trunfos, e prepara-se para reforçar ainda mais a aposta nesse serviço. Para começar, o Facebook promete uma app muito mais pequena e rápida (30MB, capaz de arrancar em menos de 2 segundos), com encriptação end-to-end, e que funcionará também para utilizadores do WhatsApp e Instagram. Teremos também uma app do Messenger para Windows e Mac.

É fácil perceber a necessidade do Facebook fazer isto. Se muitas pessoas podem ficar irritadas e com pouca vontade de usar o Facebook por conta dos muitos abusos, mais difícil será deixar de utilizar o Messenger se por lá se mantiverem todas as pessoas com quem falam habitualmente. Uma coisa é nós decidirmos usar outro serviço de chat; outra coisa bem diferente é tentar fazer com que isso seja feito por dezenas de outras pessoas. Nem que seja só por isso, o Messenger poderá acabar por ser a tábua de salvação do Facebook...


Spotify testa publicidade com comandos de voz



O Spotify começou a testar nos EUA um novo formato de publicidade, em que os utilizadores poderão dar um comando de voz para activar uma acção referente ao anúncio - neste momento direccionando os utilizadores para uma playlist ou podcast promovido pelo Spotify.

Assumindo que não se tornará demasiado frequente (nas últimas semanas tenho apanhado mais publicidade no Spotify gratuito do que ouvi durante anos), parece-me que é uma forma bastante interessante de fomentar uma maior interacção com os anúncios. E quem não gostar, poderá simplesmente desactivar estes "Voice-Enabled Ads" nas configurações da sua conta.


Apple regista patente de sistema acústico para ler impressões digitais no ecrã



Embora a Apple tenha dito que o Face ID dispensava por completo o Touch ID, parece que a não está posta de parte a hipótese de também os iPhones contarem com a capacidade de ler as impressões digitais directamente no ecrã. Uma patente da Apple refere uma nova técnica acústica que permitirá ler as impressões digitais - potencialmente em qualquer ponto do ecrã.

Sendo eu uma das pessoas que muito sente a falta do sensor de impressões digitais nos iPhones mais recentes (não há dia em que, por um motivo ou por outro, seja forçado a utilizar o código PIN de desbloqueio - o que é ridículo), espero bem que este sistema seja posto em prática o mais rapidamente possível.


Zuckerbeg tenta fazer piada sobre privacidade... e falha




Moral da história: se forem os fundadores de uma empresa cujo modelo de negócio é espiar e vender os dados dos seus utilizadores, será melhor não tentarem fazer piadas sobre privacidade.


Huawei prepara TV 8K com 5G



A Huawei é uma das empresas melhor posicionadas para avançar para o 5G, e não esconde a sua vontade de aplicar o 5G a tudo. Há indicações de que o gigante chinês estará a preparar um televisor 8K com 5G integrado, que serviria para demonstrar o potencial das redes 5G.

Actualmente, já vamos assistindo a uma transição dos sistemas de distribuição tradicionais para o streaming, usando a ligação por cabo ou fibra que temos em nossas casas. Segundo a visão da Huawei, no futuro poderemos dispensar por completo o cabo e fibra, com cada vez mais dispositivos a ficarem ligados directamente à internet via 5G.

... Desde que isso não seja acompanhado por mensalidades para cada um dos dispositivos 5G e tarifários que nos não apenas uns poucos gigabytes... pode ser que resulte.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)