2019/05/16

Notícias do dia

O síndroma dos "ecrãs amarelos" dos Tesla Model S e X; o ZenFone 6 vai ter câmara rotativa motorizada; câmara frontal do OnePlus 7 resiste a peso de 22 kg; a SanDisk já começou a vender o seu microSD de 1TB; Google Drive vai deixar de sincronizar Google Photos; app da Philips Hue ganha zonas de iluminação; e a Google vai trocar chaves de segurança Titan devido a falha.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer: um carregador wireless motorizado da Xioami.

Tesla lança actualização para reduzir riscos de incêndio



A Tesla tem sido atormentada por alguns casos inexplicados de aparente fogo espontâneo nos Model S e Model X, e embora continue a frisar que o número de incêndios nos Tesla é muito inferior aos dos veículos com motores de combustão, optou por lançar uma actualização no software de gestão da bateria.

Do lado das vozes críticas, surgem acusações de que a Tesla tem cortado no material (cobalto) na produção das baterias, tornando-as mais susceptíveis a este tipo de incidentes. No entanto, a não ser que estes casos se comecem a multiplicar, as estatísticas actuais continuam a dar razão à Tesla.


SpaceX deverá lançar os primeiros 60 satélites StarLink hoje



Se tudo correr bem, a SpaceX deverá dar hoje início à criação da sua rede de internet via satélite StarLink com o lançamento dos primeiros 60 satélites em versão (quase) final. Um lançamento que atrai todas as atenções devido a inúmeros factores, incluindo a estreia de uma técnica nada convencional para "lançar" os satélites em órbita: os 60 satélites irão ser lançados através da rotação do veículo de transporte, com Elon Musk a equiparar a técnica a "distribuir cartas" a jogadores numa mesa circular.

Com mais de 18 toneladas de carga, será também o mais pesado lançamento já feito pela SpaceX. Elon Musk referiu ainda que continua a ser mais caro fazer chegar os satélites ao espaço do que construí-los, mas que a utilização da Starship poderá reduzir esses custos 5x, o que será crítico para criar a rede com mais de 12 mil satélites.


Steam Link chega ao iOS



Um ano após ter sido rejeito pela Apple, a app Steam Link da Valve chega finalmente aos iPhones, iPads e Apple TV, permitindo jogar os jogos do Steam que se tenha em PCs Windows, Macs, ou Linux.

O único requisito é que se esteja na mesma rede e se tenha uma boa ligação (é recomendada a utilização de WiFi 5GHz se possível). E assim, já poderão jogar todos os jogos que tiverem no PC, a partir de um iPhone ou iPad, ou idealmente: no televisor da sala via Apple TV. É também recomendado usar um gamepad físico MFi ou Steam Controller para tornar a experiência mais agradável. Podem encontrá-la aqui: Steam Link na App Store.


Tesla Model 3 apanha condutor de pickup a riscar o carro


O "Sentry Mode" dos Tesla permite utilizar as suas câmaras para vigiar tudo o que se passa em redor do veículo, e volta a apanhar mais uma dupla que parece ter prazer em riscar os automóveis alheios.

Os automóveis autónomos poderão tirar as bestas da estrada, mas não há sistema autónomo que infelizmente possa resolver este tipo de mentalidade tacanha. É vergonhoso.




China reduz custo da extracção de lítio para valores ultra-reduzidos



A produção de baterias, tão necessária para os veículos eléctricos, poderá em breve ter um bónus inesperado. A China diz ter desenvolvido uma nova técnica para a extracção de lítio que reduz o seu custo para menos de 2000 euros por tonelada. Para se ter uma ideia da revolução que isto representa, o preço actual do lítio situa-se normalmente entre os 10 mil e os 20 mil euros por tonelada. Sabendo-se o peso que o custo das baterias tem num automóvel eléctrico, imagine-se só o potencial para as poupanças.

Faz recordar a célebre história do alumínio, que em tempos foi mais valioso que o ouro, e que agora atiramos para o lixo para reciclar, devido aos avanços nos processos de produção que o tornaram imensamente mais barato.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]