2019/05/21

Notícias do dia

O episódio final de Game of Throne bate recordes; Coreia do Sul vai mudar de Windows para Linux; Huawei poderá ter que recorrer ao seu plano B; app VidMate infectou 500 milhões de Androids com adware; Elon Musk entra em micro-gestão da Tesla e vai controlar cada dólar gasto; e como o Facebook alicia operadores de telecomunicações com dados sobre os seus clientes.

Antes de passarmos às restantes notícias do dia, não te esqueças de participar no passatempo de gadget da semana que desta vez está a oferecer um receptor bluetooth com emissor FM e MP3 para o carro; e relembro ainda que o nosso evento mensal é já este sábado e estão todos convidados.

Huawei acusa EUA de bullying




O conflito entre EUA e Huawei ainda vai no início - e por agora sem impacto real, graças a um adiamento de 90 dias para a entrada em vigor do "bloqueio" no acesso a tecnologia norte-americana, que impedirá a Huawei de comprar componentes electrónicos ou ter acesso a serviços digitais como os da Google - e a troca de acusações continua. A Huawei diz que, embora vá cumprir com todas as obrigações legais, continua a trabalhar com a Google para encontrar forma de contornar as restrições aplicadas - e simultaneamente acusa os EUA de bullying.

Há seguramente muitas manobras de bastidores a decorrer (há muito que os EUA têm feito campanha contra a Huawei)... mas será no mínimo suspeito que os EUA estejam a querer tornar a Huawei no "inimigo público nº 1" enquanto, na Europa, temos vários países que reforçam a confiança nos produtos da marca chinesa e continuam a apostar nela para o fornecimento de equipamento 5G. Serão os europeus umas criaturas ingénuas que não conseguem ver o "perigo" avisado pelos EUA? Ou será simplesmente uma questão de recordar que nos últimos anos, quem mais tem sido apanhado a espiar-nos tem sido precisamente os EUA - e que neste momento o seu Presidente em credibilidade zero em tudo aquilo que faz?


DJI pode ser a próxima a ficar na lista negra dos EUA



A actual "caça às empresas chinesas" nos EUA tem causado grande reboliço no sector tecnológico, e já se fala de que a DJI poderá ser a próxima marca a entrar para a lista negra, devido ao envio de imagens captadas pelos seus drones para a China.

Pelo seu lado, a DJI refere que há muito que os clientes têm total controlo sobre como os dados recolhidos são tratados, incluindo versões para aplicações governamentais que nem sequer enviam dados via internet para total privacidade e segurança. Em 2017 a DJI implementou um modo "privado" nos seus drones, em resposta a uma recomendação do exército dos EUA que aconselhava o fim da sua utilização.


Aptoide aproveita oportunidade para ser alternativa à Play Store na Huawei



Quando se fecha uma porta, outras se abrem. Embora a Huawei tenha a sua própria loja de apps (App Gallery), o actual clima de incerteza no acesso ao Android e serviços da Google faz com que também a loja de apps portuguesa Aptoide aproveite a oportunidade para ganhar visibilidade no panorama das lojas alternativas.

A Aptoide já estará em contacto com a Huawei para avaliarem a possibilidade de uma parceria, tal como a que já têm com marcas como a Xiaomi, Oppo e Vivo. E, a longo prazo, esta decisão dos EUA poderá revelar-se uma verdadeira caixa de Pandora cujo desfecho não seja nada daquilo que eles estavam à espera.


Serviço postal dos EUA vai testar camiões autónomos



Nos EUA, os serviços postais vão fazer um teste piloto com camiões autónomos a transportar o correio entre duas cidades - Phoenix e Dallas. Anualmente, o serviço gasta mais de 4 mil milhões de dólares em serviços de transporte externos, valor que espera reduzir significativamente com o recurso a camiões autónomos, dispensando condutores humanos e que poderão operar 24 horas por dia sem descanso.


Obviamente, nesta fase os camiões continuarão a ter um condutor de prevenção, assim como um engenheiro no banco do passageiro a monitorizar tudo o que se passa. Mas, se tudo correr bem, é de imaginar que daqui por poucos anos se possam ver estes camiões a circular nas estradas completamente sozinhos. Podiam era aproveitar e adoptar camiões eléctricos desde já, para um 2-em-1.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)