2019/08/02

Notícias do dia

Fraude em nome dos CTT promete Galaxy S9 via SMS; Android com motor de pesquisa à escolha na Europa em 2020; teclado Keystone usa teclas magnéticas com medição analógica; nas promoções temos um carregador OnePlus e cabo USB-C a €15; o YouTube Premium ganha downloads em Full HD; e como a Google vai apostar na subscrição Google Play Pass para acesso a apps e jogos na Play Store.

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana temos para oferecer uma pen USB de 64GB no passatempo de gadget da semana; participa e partilha. Podes ainda ganhar exemplares do livro Introdução à Criptografia da FCA e, sendo início do mês, é também o momento ideal para aderires ao Clube AadM+ para poderes ganhar ainda mais gadgets todos os meses.

Amazon vai desactivar todos os Dash Buttons a 31 de Agosto



A Amazon vai por um ponto final na sua experiência dos Dash Buttons, os pequenos botões que permitiam fazer encomendas automaticamente na Amazon com um só clique. Um destino que já era antecipado depois da Amazon ter decido parar com a venda de novos botões em Fevereiro, provavelmente relacionado com o facto de terem sido considerados ilegais na Alemanha.

Os botões existentes continuavam a funcionar, mas agora a Amazon vem dizer que a sua utilização tem sido extremamente reduzida e que irá desactivá-los por completo no final de Agosto. Resta sempre a possibilidade serem utilizados para outras funções com um pouco de hacking.


Apple suspende audição de gravações da Siri por humanos



A Apple decidiu suspender o processo de validação de algumas gravações da Siri, que eram ouvidas por pessoas para determinar se realmente se tinha tratado de uma activação "Hey Siri" deliberada ou apenas outros sons que o tinham feito por engano. Mesmo não estando associadas a um utilizador específico, essas gravações podem conter informação privada (ou até momentos íntimos), e têm sido alvo de críticas também para outros sistemas, como a Alexa da Amazon ou Google Assistant. Aliás, precisamente a propósito deste último:


Alemanha obriga Google a suspender audições humanas do Google Assistant



Uma entidade de protecção de dados na Alemanha obrigou a Google a suspender o seu processo de revisão de comandos gravados pelo Google Assistant por humanos, precisamente por considerar que isso viola as leis de protecção de dados (RGPD/GDPR). A Google diz que o processo de revisão manual é indispensável para conseguir fazer evoluir os sistemas de reconhecimento de voz, mas aparentemente terá que o fazer sem a ajuda das gravações na Europa.

Entre as gravações que vieram a público, havia algumas que permitiam identificar utilizadores específicos (ouvindo-se as pessoas a referirem moradas), outras a discutirem questões de saúde, e até gravações que faziam suspeitar casos de violência doméstica.


Samsung ganha alarmes com vozes de celebridades na Coreia



Para o mercado oriental a Samsung está a propor aos utilizadores acordar ou ser notificado com mensagens da sua vedeta preferida. Existe um pack de vozes de celebridades que poderão ser usados nos alarmes ou como sons de notificações, e que têm a particularidade de se alterarem em função do dia e hora, e até do estado do tempo.


Mesmo sendo um serviço pago ($2.20 a cada 90 dias) parece-me ser o tipo de coisa que potencialmente teria sucesso a nível global - obviamente com celebridades de cada país. Vamos lá ver se um destes dias a Samsung decide fazer algo idêntico com celebridades portuguesas.


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)