2019/10/24

Notícias do dia

iPhones mais antigos perdem GPS a partir de 3 de Novembro se não forem actualizados; Rakuten com conteúdos gratuitos a 15 de Novembro; Chrome 78 chega com temas e incompatibilidade com Symantec; Giphy Arcade deixar criar mini-jogos em segundos; Anker lança campanha para projectores Full HD e 4K no Kickstarter; e os EUA querem obrigar tecnológicas a facilitar portabilidade de dados.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que está a dar um transmissor FM / carregador USB para o carro; e estamos também a celebrar os 12 anos de AadM com uma prenda muito especial. Adicionalmente, o nosso meeting mensal - edição especial de 12º aniversário - é já este sábado.

Tesla regressa aos lucros e Elon Musk fala sobre o futuro



A Tesla contrariou as previsões dos analistas e regressou aos lucros no 3º trimestre, após dois trimestres com prejuízos, num importante passo para demonstrar a sua sustentabilidade - e com aumento da margem de lucro. E o futuro da empresa parece ser risonho, com a Gigafactory na China prestes a iniciar a produção de veículos, e parecer estar cada vez mais próxima a decisão sobre o local para a Gigafactory na Europa.

Entretanto, Elon Musk diz que o modo de condução 100% autónomo poderá chegar em modo beta ainda antes do final do ano a alguns automóveis; enquanto vai frisando que a parte dos produtos de energia da Tesla poderá vir a tornar-se ainda mais importante que a dos automóveis. Previsão que chega quase a par da apresentação de uma nova versão melhorada das suas telhas solares.


Sense Photonics lança Flash LIDAR



Embora certos fabricantes digam que o LIDAR é dispensável, não faltam empresas a trabalhar na criação de LIDARs mais compactos e económicos. No caso da Sense Photonics, já está a iniciar a fazer de comercialização do seu Flash LIDAR.

Com um preço relativamente económico de $2900, tem como destaques a possibilidade de apanhar um campo de visão alargado com uma única unidade (até 95ºx75º) e com capacidade para ter a informação visual sincronizada com câmara de visão convencional para facilitar o processamento.


Canon apresenta EOS-1D X Mark III



Embora para a maioria das pessoas o smartphone se tenha tornado na única câmara fotográfica que precisam, há outros sectores que continuam a não dispensar câmaras fotográficas "tradicionais" - e é para eles que a Canon criou a nova EOS 1D X Mark III.

A nova câmara topo de gama da Canon chega com um novo sensor CMOS com Dual Pixel AF e processador DIGIC, permitindo captar imagens em formato HEIF de 10-bits (a par do RAW e JPEG), com foco especial no sistema de auto-foco que cobrirá quase toda a área de imagem, e promete ser capaz de focar tanto em ambientes ultra-luminosos como de baixa luminosidade; e captar fotos a velocidades de até 20 fps (com direito a buffer de memória cinco vezes superior face ao modelo anterior). Curiosamente, a Canon optou por ainda não divulgar a resolução do sensor (nem o preço), mas sabemos que também pode gravar vídeo 4K HDR a 60fps.


Samsung diz ter corrigido problema do sensor de impressões digitais - sem dizer o que fez



A Samsung diz já ter lançado uma actualização para corrigir a mais recente polémica em torno do sensor de impressões digitais ultra-sónico utilizado no Galaxy S10 e Note 10, e que aparentemente permite ultrapassar o reconhecimento usando simples películas plásticas.

A explicação da Samsung era a de que o sensor estava a ler a própria película, mas isso não explica todos os casos que têm surgido. E o facto de não dizer expressamente em que consiste esta correcção, significa que a mesma terá que ser posta à prova pelos utilizadores, para ver se realmente é eficaz ou não.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)