2020/01/20

Notícias do dia

SpaceX realiza teste de escape da Crew Dragon com sucesso; novo dono do Opera envolvido em apps ilegais de empréstimos; Ionity aumenta preço dos carregamentos dos carros eléctricos; The Apple Archive reúne a história da Apple ao longo das décadas; teste à autonomia real dos carros eléctricos; Airbus faz primeira descolagem totalmente automática; Galaxy S20 Ultra vai ter zoom até 100X; um impressionante carro tele-comandado com suspensão activa que reproduz comportamento realista; e Tesla poderá ser investigada por queixas de "aceleração súbita indesejada" dos seus carros.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo do gadget da semana que te pode vale uma pen USB Teclast com 64GB - e não te esqueças que o nosso primeiro meeting mensal de 2020 é já este sábado.

Sundar Pichai diz que A.I. deverá ser regulamentada



O CEO da Google e Alphabet, Sundar Pichai, veio a público dizer que o tema da Inteligência Artificial é demasiado importante para poder ser usado sem regras ou limites, e que por isso será essencial criar regulamentação adequada. Regras que nuns casos terão que ser criadas de raiz, mas noutros casos poderão ser complementos às já existentes.

Claro que o grande problema está na parte de definir exactamente o que é "adequado", porque invariavelmente acabamos com ferramentas que, mesmo tendo utilizações legítimas e úteis, podem também ser abusadas para fins bastante diferentes. Além do mais, não sei se ficará muito bem ter o CEO da Google a dizer que é essencial usar a A.I. para o "bem", quando eles próprios removeram o "Don't be evil" do seu código de conduta há menos de dois anos.


UE quer proibir reconhecimento facial em espaços públicos por 5 anos



Adoptando uma postura de maior incerteza, a Comissão Europeia poderá optar por uma medida mais cautelosa em relação à A.I. - e mais concretamente ao reconhecimento facial - com uma proposta que poderá proibir a utilização de reconhecimento facial em espaços públicos durante os próximos cinco anos. Uma proposta que evitaria a instalação ou utilização de tecnologia cujas totais capacidades ainda não sejam inteiramente conhecidas ou compreendidas - ou de coisas como bases de dados com rostos de alunos expostos na internet.

Só falta esclarecer como ficarão os casos de reconhecimento facial "indirecto"; em que esse processamento não esteja a ser feito directamente na origem, mas por terceiros com base nas imagens públicas acessíveis na internet, como faz a Clearview AI.


Nova falha no Internet Explorer só será corrigida em Fevereiro



Há uma nova vulnerabilidade no Internet Explorer que está a ser utilizada em ataques, mas mesmo assim a Microsoft diz não haver motivos para alarmes e que a situação não justifica o lançamento de uma correcção de emergência, devendo chegar apenas no próximo lote de actualizações a 11 de Fevereiro.

Talvez seja uma táctica para incentivar os utilizadores a passarem para o novo Edge baseado em Chromium que foi disponibilizado a semana passada; embora nesta altura me pareça que as pessoas que ainda utilizam o Internet Explorer o façam, não por falta de alternativas, mas sim por serem obrigadas a fazê-lo por algum qualquer motivo. Vai ser também interessante ver se a MS fará alguma excepção e lançará uma actualização para o Windows 7, que já terminou o prazo do suporte oficial, ou nem por isso.


Google quer levar Steam ao ChromeOS



Embora a Google promova o Stadia como o futuro dos jogos (via streaming), parece que também não quer abdicar das plataformas mais tradicionais, surpreendo o mundo com a revelação de que está a preparar-se para fazer chegar o Steam ao Chrome OS.

Na prática isso seria feito via o sistema Linux (já é possível fazê-lo nos Chromebooks mas sem qualquer suporte oficial), mas a grande questão é que tipo de desempenho se poderá esperar desta combinação, já que a maioria dos Chromebooks são máquinas com hardware bastante modesto - nada adequado para jogos mais exigentes. Talvez seja precisamente para mostrar como os jogos ficam "lentos" e que será melhor investirem no Stadia? Já nem digo nada...


Curtas do dia


Resumo da madrugada




1 comentário:

  1. Essa "borla" nas comissões do serviço MBNet aplica-se apenas para quem use a aplicação própria do banco ou é também para quem usa o site e aplicação próprios do serviço MBNet?

    ResponderEliminar