2020/01/08

Notícias do dia

OnePlus prepara carregamento inteligente para poupar baterias; Starlink será acedido através de antena compacta; portátil MSI Creator 17 estreia ecrã Mini LED; fechadura inteligente Alfred ML2 usa energia wireless Wi-Charge; Roomba ganha integração com IFTTT; e Facebook proíbe (alguns) Deepfakes.

Antes de passar às notícias do dia, relembro que já foram revelados (e contactados) os vencedores do nosso mega-passatempo de Natal. E que também arrancam os passatempos semanais, com a oferta de exemplares do livro C++ Guia Moderno de Programação da FCA.

Intel mostra mega-tablet dobrável Horseshoe Bend



Os smartphones com ecrãs dobráveis ainda estão a tentar demonstrar a sua viabilidade no mercado, mas a Intel avança já com um um mega-tablet de 17" dobrável. O Horseshoe Bend concretiza aquilo que muitas pessoas imagem quando se fala de um tablet dobrável, mas por agora não passa de um protótipo sem qualquer estimativa de prazo para poder chegar às lojas.

Para além das dificuldades mecânicas de criar mecanismos de dobragem suficientemente robustos, o ingrediente final que parece faltar é o de vidro dobrável que garanta a longevidade do ecrã e a resistência aos riscos a que os utilizadores se habituaram nos smartphones e tablets com ecrãs rígidos. É algo em que muitas empresas estão a trabalhar, mas que poderá estar ainda a alguns anos de distância. Até lá, os ecrãs dobráveis poderão continuar a ser uma "curiosidade" de utilização prática limitada.


Samsung mostra icon copiado Face ID da Apple durante a sua apresentação



Entre todas as novidades que apresentou no CES 2020, a Samsung não conseguiu evitar que um dos destaques fosse dado a um simples icon que surgiu durante uma dezena de segundos durante a sessão oficial de apresentação. Numa secção dedicada à segurança, o olhar atento dos fãs reconheceu imediatamente o símbolo do reconhecimento facial Face ID da Apple que foi utilizado pela Samsung.

Falta saber se foi um deslize sincero, ou uma manobra deliberada com o intuito de "dar que falar" - sendo que, se foi este último caso, está a resultar em pleno.


Routers Linksys vão detectar respiração das pessoas dentro de casa


As capacidades de detecção dos routers WiFi estão a ser expandidas. Depois da detecção de movimento através das alterações nos sinais WiFi, a Linksys avança com capacidades mais alargadas, que podem mesmo monitorizar a respiração das pessoas em casa usando-se os módulos adicionais Wellness Pods em associação com o serviço Linksys Aware (que expande a análise dos sinais de 30 vezes por segundo para 1500 vezes por segundo).

... Dá também que pensar a nível de protecção da privacidade. Basta imaginar o que será possível fazer com todos estes dados, que poderão estar a ser recolhidos pelos fabricantes dos routers mesmo que os utilizadores não estejam a par de tais capacidades.




Velodyne VelaBit baixa custo dos LIDARs para $100



Quando se pensava que a DJI tinha facilitado o acesso aos LIDARs com o seu Velox de $999, eis que a Velodyne apanha todos de surpresa ao anunciar um LIDAR ultra-compacto, o VelaBit, com um preço incrivelmente reduzido de apenas 100 dólares!

Mesmo com um tamanho idêntico ao de um baralho de cartas, este LIDAR consegue detectar objectos a distâncias de 100 metros e com um campo de visão horizontal de 60º e vertical de 10º. E custando apenas 100 dólares, expande a possibilidade de utilização a um universo bastante mais vasto de aplicações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)