2020/03/18

Notícias do dia

Bug no iOS 13 gasta dados móveis com apps inexistentes; alertas SMS da Protecção Civil não chegam a cartões NOS com pagamento pendente; Google Translate ganha traduções com transcrição em tempo real; temos a nossa análise ao Huawei Y6s; Samsung prepara sensor de 150MP para smartphones; app de videoconferência Zoom afunda-se com o coronavirus; e regras do TikTok mandam moderadores censurar pessoas feias, idosas, gordas e outras.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez tem um powerbank solar para oferecer.

Alfândega portuguesa encrava envios de máscaras vindas de Macau



Demonstrando que há coisas que nunca mudam, nem mesmo face ao coronavirus, os serviços alfandegários portugueses demonstram estar imunes às situações de excepção que se vão multiplicando por todo o mundo, frustrando a recepção de máscaras enviadas de Macau para Portugal.

Faz-nos recordar o célebre caso da caixa negra do Qatar Airways; e não deixa de ser cómico que a alfândega diga que a cobrança de valores exorbitantes para desalfandegar estas máscaras é para impedir que "sejam feitos negócios" a aproveitar o momento... Já que, o que parece, é que seja a própria alfândega a querer fazer negócio à custa disto.


Oppo engana-se no peso do Find X2 - oferece reembolsos



Foram apenas alguns gramas, mas a Oppo preferiu tratar imediatamente do erro antes que surgissem reclamações. Na página oficial do seu novo Find X2 a Oppo estava a indicar um peso do smartphone inferior ao que tinha na realidade: 187g vs 192g, e 196g vs 209g no caso da versão cerâmica; e 10g a menos no caso do Find X2 Pro em cerâmica.

Embora não pareça mais que um mero detalhe, o VP da Oppo, Shen Yiren, já anunciou que todos os clientes que tiverem comprado um destes Find X2 e se sentirem enganados por isto, poderão devolver os seus smartphones e receber um reembolso integral do valor pago.

Muito melhor do que tentar fazer de conta que "foi só um erro", e é uma atitude que até irá fazer com que menos clientes fiquem com vontade de devolver os seus smartphones. Alguém irá mesmo devolver um smartphone por causa de uma discrepância de 10g em 200g?


OnePlus com novo logo



Poderá passar despercebido à maioria das pessoas, mas a OnePlus fez uns ligeiros ajustes ao seu logotipo. Para evitar perderem tempo a descobrir as diferenças, o pormenor mais visível será o "1", que deixa de ser um 1 com características rectangulares, passando a usar um tipo de letra mais "leve".



... Agora só faltava voltarem às origens, e lançarem os seus modelos topo de gama no patamar de preços dos 300 euros em vez dos 600, 760 e 860 euros dos 7T actuais. :)


iPadOS 13.4 chega com suporte para trackpads e ratos



Depois do suporte indirecto à custa das opções de acessibilidade, o próximo iPadOS 13.4 chegará com o suporte oficial e devidamente implementado para trackpads e ratos nos iPads. Isto permitirá aproximar a utilização dos iPads daquele que se faz com um portátil tradicional, e será mais um passo no sentido da aproximação do iPadOS / iPads do macOS / MacBooks - especialmente tendo em conta que a Apple estará a preparar a transição dos MacBooks para os seus próprios CPUs ARM.

O iPadOS 13.4 será lançado a 24 de Março, e o suporte para trackads e ratos não se limitará aos produtos da Apple, mas a todos os demais ratos, trackpads, teclados, Bluetooth ou USB.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: