2020/04/17

Notícias do dia

Sanita inteligente pode identificar pessoas pelo ânus; Google exige informação clara nas apps "grátis" com subscrições; macOS 10.15.5 vai trazer novo sistema de gestão de bateria; LIDAR do iPad Pro 2020 é de baixa resolução; nas promoções temos o tablet Alldocube iPlay10 Pro a €96; e o MIT usa ondas rádio para detectar problemas respiratórios do Covid-19 à distância.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um rato gaming Zuoya MMR3.

OPPO chega a Portugal




Depois da Xiaomi, é a vez da Oppo reforçar a sua presença no ocidente, incluindo Portugal, onde marca a sua estreia com o lançamento do Oppo A9, smartphone de gama média revelado no final de 2019 que conta com ecrã de 6.5", Snapdragon 665, quad-câmara de 48MP + 8MP + 2MP + 2MP, câmara frontal de 16MP e bateria de 5000mAh.

Este modelo está disponível desde 9 de Abril em lojas como MediaMarkt, Worten, El Corte Inglés, FNAC e PC Diga, por um preço de 269 euros - sendo que na NOS é também acompanhado pela oferta de uma action cam nas compras até 3 de Maio.

Passamos a contar com o site da Oppo Portugal e página no Facebook.


Qualcomm lança modem LTE ultra-eficiente para IoT



Enquanto o mundo vai avançando para o 5G, a Qualcomm lança aquele que diz ser o modem LTE mais eficiente do mundo - o Qualcomm 212 LTE IoT Modem - destinado aos dispositivos IoT, e que permitirá criar equipamentos a bateria que mantenham conectividade com redes LTE durante mais de uma década.

Este modem LTE gasta menos de um micro-amp (1uA) em modo de suspensão, suportando frequências dos 700MHz aos 2.1GHz para operação global em todo o mundo. É de esperar que o comecemos a ver em produtos a chegar ao mercado no próximo ano, contribuindo ainda mais para que "tudo esteja ligado à internet".



Microsoft tem AI que detecta bugs de segurança



Os bugs e vulnerabilidades são presença constante em todos os produtos de software (basta ver a quantidade de actualizações diárias nas apps com os habituais "correcções de bugs") e a Microsoft diz ter desenvolvido um sistema de inteligência artificial que não só consegue descobrir bugs, como consegue diferenciar entres bugs genéricos e vulnerabilidades de segurança, com uma precisão de 97%.

O sistema foi treinado usando 13 milhões de correcções e bugs, aproveitando código público no GitHub e AzureDevOps (já ajuda a perceber o interesse da MS pelo GitHub), e a MS diz que irá disponibilizar o sistema como open-source para que todos os interessados o possam utilizar. Segundo algumas estimativas, os programadores criam cerca de 70 bugs por cada 1000 linhas de código, o que num projecto com 1 milhão de linhas de código resulta nuns assustadores 70 mil bugs - já ajuda a perceber porque motivo não há fim para as actualizações com "correcções de erros".


Covid-19 fez aumentar campanhas de phishing e malware



Há sempre quem esteja na linha da frente para se adaptar às circunstâncias do momento, embora neste caso isso se aplique às más intenções. A Google revelou que tem detectado mais de 18 milhões de emails por dia com malware e phishing relacionado com o Covid-19; que constituem uma pequena parte dos mais de 240 milhões de emails de spam diários relacionados com a pandemia do coronavirus.

Os atacantes esperam que a referência ao Covid-19 sirva como isco para fazer com que as potenciais vítimas sintam mais predisposição para clicar nos links ou espreitar os anexos que são enviados - sendo que, quer se trate do Covid-19 ou qualquer outro tema, importa estar sempre alerta antes de clicar onde quer que seja.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. "OPPO chega a Portugal" Excelente noticia!

    ResponderEliminar
  2. 269,90 euros por um ecran hd e micro usb em 2020...há melhor

    ResponderEliminar