2020/08/13

Notícias do dia

Subscrição Disney+ já disponível em Portugal com desconto de pré-lançamento; Foxconn reforça produção fora da China em antecipação a potenciais bloqueios dos EUA; Surface Duo da Microsoft chega a 10 de Setembro por $1399; Waze com alerta de passagens de nível em Portugal; Galaxy Note 20 Ultra vem com ecrã de 120Hz com refresh rate variável; e painéis publicitários que espiam consumidores chegam à Europa.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uma Redmi Band da Xiaomi.

Facebook tenta sensibilizar para partilhas sobre Covid-19



O Facebook vai expandir o novo sistema de alerta para partilha de conteúdos antigos para englobar também partilhas referentes ao Covid-19. O objectivo é dar mais informação aos utilizadores, sobre a data original do artigo e a sua fonte, com isso esperando sensibilizar os utilizadores para que pensem mais um pouco sobre o que estão prestes a partilhar - em vez de ser apenas algo que partilham de forma automática sem pensar no assunto, especialmente quando se tratarem de conteúdos antigos e / ou de fontes que possam não ser propriamente as mais reputáveis.

Poderá sempre suspeitar-se que este painel informativo não tenha grande impacto no hábito dos "partilhadores natos", mas o Facebook diz que tem observado resultados positivos. Afinal, pode ser mesmo que baste um simples "tem mesmo a certeza?" para que os utilizadores repensem se realmente faz sentido partilharem algo que seria de evitar.


Windows 10 corrige mais de 100 vulnerabilidades



A MS já disponibilizou o habitual pacote de actualizações para o Windows 10 para este mês de Agosto, que inclui a correcção para mais de uma centena de vulnerabilidades, incluindo duas zero-day que já estavam a ser utilizadas em ataques. Quase 20 destas correcções referiam-se a vulnerabilidades classificadas como críticas, o que nos faz pensar: haverá alguma esperança de, algum dia, se poder ter um sistema operativo que se possa orgulhar de não precisar de actualizações de segurança por ser inerentemente seguro?

Talvez seja uma utopia pensar isso, conhecendo-se a infindável criatividade dos hackers... mas, já não seria mau se houvesse pelo menos um mês ou outro onde não houvesse necessidade de actualizações de segurança... ;P


Google promete Wear OS melhorado no Outono



Embora por vezes pareça ficar esquecido, há outras alturas em que a Google nos relembra que afinal ainda tem gente a trabalhar no Wear OS. Para acompanhar a chegada do Android 11 está prometida uma nova actualização do Wear OS para este Outono, com uma série de melhorias, que incluem coisas como emparelhamento simplificado para facilitar a vida a novos utilizadores, arranque das apps substancialmente mais rápido, e alterações ao interface para tornar mais prática a utilização dos smartwatches com este sistema.

Depois de no passado ter tido uma boa prestação em termos de fazer chegar as actualizações a praticamente todos os smartwatches Wear OS, esperemos que também esta actualização mantenha essa tradição.


Cinto de segurança faz 61 anos



Hoje em dia seria impensável conduzir sem ele, mas temos que agradecer a Nils Bohlin engenheiro da Volvo, ter inventado o cinto de segurança de 3 pontos, dando início a uma nova era há 61 anos, precisamente no dia 13 de Agosto de 1959. Foi nessa data que a Volvo entregou o primeiro automóvel equipado com um cinto de segurança de 3 pontos, um Volvo PV544.

A invenção foi patenteada de forma aberta o que significava que todos os fabricantes a podiam utilizar, e depois de um período inicial de adaptação - em que alguns condutores criticam o "empecilho" - desde logo começou a demonstrar a sua mais valia ao reduzir as lesões sofridas em caso de acidente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)