2020/08/18

Notícias do dia

Batalha entre Apple e Epic alastra-se ao Unreal; ZTE anuncia Axon 20 5G com câmara frontal invisível para 1 de Setembro; Elon Musk promete salto de gigante no Autopilot até ao final do ano; análise ao TCL 10L; developes usam TestFlight como App Store alternativa sem as regras da Apple; e Google ameaça fim dos serviços gratuitos na Austrália se for forçada a pagar por notícias.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uns earphones BlitzWolf BW-ES4.

Samsung compromete-se a 3 gerações Android de actualizações



A questão das actualizações nos Android vai-se tornando um problema cada vez mais difícil de ignorar, sendo ridículo / inaceitável estar a gastar milhares de euros num smartphone ou tablet que pode ficar sem actualizações ao fim de um ou dois anos. Talvez por isso a Samsung comece a dar mais valor a essa questão e agora se comprometa a disponibilizar actualizações para 3 gerações do sistema Android.

A medida abrande as famílias Galaxy S, Galaxy Note, Galaxy Z (dobráveis), Galaxy Tab S e também alguns modelos das famílias Galaxy A. Mesmo tendo em conta que estamos prestes a ter o Android 11, isto significa que - se a Samsung cumprir a promessa (algo que nas letras pequenas fica salvaguardado com um "pode depender dos modelos e mercados") - deverão ter actualizações até ao Android 13. Veremos daqui por dois ou três anos que tal esta promessa se concretizou na prática.


Microsoft diz adeus ao IE 11 em 2021



Com a MS empenhada em fazer do novo Edge baseado em Chromium o único browser que interessa, revela também os seus planos para por um ponto final no histórico Internet Explorer e na anterior versão do Edge.

A Microsoft dá um ano de pré-aviso a quem se mantém no IE 11, marcando no calendário a data de 17 de Agosto de 2021 para deixar de funcionar com o Office 365, Outlook, OneDrive, e outras; sendo que no caso do Microsoft Teams isso acontecerá ainda mais cedo, a 30 de Novembro deste ano. Quando ao Edge (pré-Chromium), deixará de receber actualizações de segurança em Março de 2021.

No próximo ano podem marcar a data, para festejar o fim da era Internet Explorer.


SpaceX faz lançamento de um Falcon 9 reutilizado 6 vezes


Se o tempo permitir, a SpaceX irá lançar hoje um Falcon 9 que já foi até ao espaço cinco vezes, marcando um novo recorde na sua reutilização. Ainda há pouco tempo era incrível imaginar foguetes reutilizados duas vezes, e em poucos anos já vamos nas 6 vezes (assumindo que correrá bem), a caminho da dezena de reutilizações.

Na altura em que estou a escrever isto ainda não sei se o lançamento terá sido bem sucedido, mas quando estiverem a ler já saberão o resultado no vídeo que se segue.




Xiaomi revela segredo da sua TV transparente



A Xiaomi surpreendeu ao revelar a comercialização daquele que será o primeiro televisor OLED transparente destinado ao público, e agora divulgou mais alguns detalhes da tecnologia que permite fazer esse ecrã. Enquanto num ecrã OLED convencional toda a sua área é destinada aos subpixeis RGBW que produzem a imagem, neste ecrã transparente cada grupo de subpixeis reserva metade da área para manter a transparência.

Ainda está por demonstrar se os ecrãs transparentes terão efectivamente lugar em nossas casas - pelo menos nesta fase, em que o investimento melhor seria feito num televisor OLED não-transparente - mas, imagino que um dia em que comecem a ter preços bastante mais acessíveis, se poderão popularizar, não para efeitos de ver TV ou filmes, mas como interfaces para os mais variados equipamentos (eventualmente, até permitindo a criação de "janelas" capazes de apresentar informação).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)