2020/08/28

Notícias do dia

Google propõe "sites empacotados" WebBundles que podem ser vistos como novo ataque à web como a conhecemos; Fairphone 3+ mantém compromisso com sustentabilidade; análise ao Wiko View 4; novo iPad Air de 2020 vai usar sensor Touch ID no botão de power; nas promoções temos um carregador Anker Power Port C 60W a €28; e ainda como até os engenheiros da Google estavam baralhados com as opções de privacidade, dizendo que pareciam ter sido feitas propositadamente para confundir os utilizadores.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer um candeeiro LED de mesa BlitzWolf BW-LT16 - e que o nosso meeting mensal é já este sábado, ainda em edição limitada a 10 pessoas por conta das medidas de prevenção do Covid-19.

Xiaomi promete câmara frontal invisível para 2021




Depois de ter dito que a tecnologia não estava ainda pronta, a chegada iminente de outros modelos com câmara frontal invisível sob o ecrã fez a Xiaomi mudar de ideias e dizer que afinal já estará pronta e irá lançar smartphones com essa tecnologia já no próximo ano.

A Xiaomi, a par da Oppo, era uma das marcas que parecia estar melhor posicionada para ser a primeira a lançar um smartphone com este sistema, mas depois recuou dizendo que a tecnologia não permitia manter a qualidade desejada para a câmara frontal, sem avançar com qualquer estimativa para quanto isso eventualmente seria possível. Parecia ter sido um ponto final, mas que agora foi revisto perante a chegada do ZTE Axon 20, que deverá tornar-se no primeiro smartphone com câmara frontal invisível sob o ecrã e que tem apresentação oficial marcada para 1 de Setembro.

Veremos se realmente conseguiu resolver o problema da qualidade, ou simplesmente se resignou a usar a tecnologia só para não ficar atrás dos seus concorrentes.


Facebook diz que Apple exigiu remoção de referência à "taxa Apple" da sua app



O tópico das comissões cobradas pela Apple está no topo das notícias, mas a Apple continua a fazer tudo o que pode para controlar a narrativa, agora chegando ao ponto de exigir que o Facebook removesse a referência a isso da sua nova funcionalidade de eventos pagos. A app do Facebook para iOS indicava que a Apple cobrava 30% do valor sobre os preços apresentados - mas a Apple exigiu que isso fosse removido, dizendo que se trata de "informação irrelevante".

De certa forma têm razão. Quem paga normalmente não se importa com todas as taxas ou comissões escondidas, apenas com o valor que lhe sai do bolso - da mesma forma que ninguém pensa duas vezes em quanto um comerciante está a pagar à SIBS, Visa, Mastercard, pelo pagamento com um cartão. Por outro lado, é mais um pequeno passo que vai revelando o desagrado com a situação actual, e de como a decisão que resultar do caso Epic vs Apple, que chegará aos tribunais no final de Setembro, será extremamente importante.


AirPods da Apple podem trocar Force Touch por touch simples



Depois de ter abandonado o reconhecimento de pressão dos toques nos iPhones, a Apple poderá fazer o mesmo também nos AirPods. Segundo patentes registadas pela Apple, estão a trabalhar num sistema de reconhecimento de toques normais para earphones - o que vem acompanhado de alguns problemas para um produto que está permanentemente em contacto com a pele e sujeito a suor e outras condições complicadas. Por outro lado, com o abandono do Force Touch, surgem novas possibilidades, como a de poder reconhecer gestos de deslizar.

Veremos que tal o sistema se comportará face aos toque normais feitos para ajustar os earphone no ouvido, ou demais toques que sejam feitos sem intuito de alterar nada.


Google melhora Snapshot do Google Assistant


Não, não se trata de fazer capturas de ecrã (screenshot). O Snapshot do Google Assistant é a funcionalidade que faz a apresentação de informação para cada utilizador, e que agora promete ser ainda mais valiosa, tendo em conta até coisas que os utilizadores tenham pesquisado, e sendo mais proactiva com o envio de notificações para lembrar coisas como aniversários.

É uma funcionalidade que também revela tudo o que a Google sabe sobre cada utilizador; e que pode ser interpretada como uma tentativa de partilhar um pouco disso com os utilizadores para que possa justificar a recolha de toda essa informação.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)