A detecção facial racista do Zoom e Twitter; pré-reservas da Xbox Series X|S começam amanhã (22 de Setembro); OnePlus Nord está a fazer resets de fábrica espontâneos; o que é o ponto laranja / verde no ecrã do iPhone; tempestades tropicais e furacões esgotaram nomes para 2020; Challenger: The Final Flight explica o que correu mal; ataque de ransomware em hospital leva a morte de paciente; o dilema das redes sociais; e onde está o 4K e HDR na HBO Portugal?
Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no novo passatempo gadget da semana, que tem para te oferecer uns Xiaomi Redmi Airdots 2.
Realidade Virtual e Aumentada é a aposta do FB para o futuro
Uma mera referência jocosa de Zuckerberg dizendo que os óculos VR da Apple seriam o equivalente a meter dois Apple Watch à frente dos olhos pode ser indicadora do quanto o Facebook está a apostar a sério nesta área, desde a sua aquisição da Oculus. Há muito que se diz que o VR, e principalmente a Realidade Aumentada, será o próximo grande salto evolutivo tecnológico que transformará por completo a forma como interagimos com os computadores, e é apenas uma questão de tempo até que a tecnologia permita tornar realidade o tipo de óculos (ou até lentes de contacto, a mais longo prazo) que se desejam; e o Facebook quer garantir que desta vez estará na linha da frente para dominar essa nova era.
O Facebook nem sequer existia na era em que o Windows começou a dominar o mercado dos PCs, e a sua tentativa modesta de criar um Facebook phone também não resultou da forma que esperava (não que isso importe muito, quando se dominam as apps que mais rapidamente serão instaladas num novo smartphone). Mas, isso deixa o FB dependente de outras empresas, como foi recentemente revelado pelas suas queixas contra o anti-tracking do iOS 14. Agora, é só imaginarmos se realmente queremos viver num futuro em que o Facebook saiba tudo aquilo para onde estamos a olhar, e poder manipular tudo o que se estiver a ver... Assustador, não?
Microsoft compra ZeniMax e Bethesda
A Microsoft continua a reforçar a sua posição no mundo dos jogos, e com a chegada iminente da Xbox Series X anunciou a compra da ZeniMax Media por 7.5 mil milhões de dólares, possuidora da Bethesda Softworks e id Software, responsáveis por jogos como as sagas Fallout, The Elder Scrolls, DOOM, Wolfenstein, entre muitos outros.
A intenção é juntar o seu catálogo de jogos ao serviço Xbox Game Pass, tornando-o ainda mais atractivo. E com um dos jogos mais aguardados a ser o futuro Starfield, que tem sido mantido praticamente em segredo durante os últimos anos.
GitHub vai mudar Master para Main em Outubro
Em resultado das críticas e pressões para que deixem de ser usados termos que possam ser associados à cultura esclavagista, a Microsoft vai abolir o termo "master" no GitHub, substituindo-o por "main".
A alteração apenas será para novos projectos, já que alterar projectos existentes vem acompanhado de outras dificuldades técnicas, mas a MS diz que mais para o final do ano irá disponibilizar uma forma dos responsáveis pelos projectos poderem trocar facilmente o nome de master para main nos projectos anteriores a esta alteração.
Facebook reforça direitos de autor nas fotos
Depois dos mamilos, preparem-se para começar a ver - ou deixar de ver - muitas mais fotos bloqueadas no Facebook e Instagram. O Facebook vai disponibilizar uma nova ferramenta de direitos de autor a certos parceiros, para facilitar a remoção de fotos que eles considerem ser deles.
Tal como acontece nas músicas e vídeos, é de imaginar que a ferramenta permita todo o tipo de abusos por parte dos ditos parceiros, que lá poderão colocar uma imagem que até seja de domínio público, e com isso poder bloquear todos os que as tiverem usado; ou todos os demais casos de "fair use" de imagens com direitos de autor.
Curtas do dia
- Microsoft celebra 30 anos em Portugal
- TikTok dá nova vida aos trabalhos "chatos"
- As dificuldades de ser uma vedeta do TikTok
- Trump quer criar programa de educação "patriótico"
- Bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA adiado por juiz
- AI vai facilitar campanhas de desinformação e fake news
- Samsung Exynos 1000 vai ser mais rápido que Snapdragon 875?
Resumo da madrugada
- Windows 10 e Office em saldo desde €10
- O que é o ponto laranja / verde no ecrã do iPhone?
- Ataque de ransomware em hospital leva a morte de paciente
- LEGO Batwing de 1989
- App StopCovid em França é fiasco
- Tempestades esgotaram nomes para 2020
- Onde está o 4K e HDR na HBO Portugal?
- Gás mal-cheiroso pode indicar vida em Vénus
- Como fazer mini-caixa "desktop" para Raspberry Pi
- Challenger: The Final Flight explica o que correu mal
- O dilema das redes sociais
- Tesla vai poupar as baterias de 12V
- Hummer eléctrico vai virar as 4 rodas
- Observation coloca-nos no lugar do HAL do 2001
- LEGO passa a usar sacos de papel para as peças
- A.I. transforma vídeos a 15fps em 60fps (ou mais)
- Tesla faz regressar Enhanced Autopilot mais económico
- Realme C17 com ecrã de 90Hz
- Surface Duo supera teste de dobragem
- Tesla prepara Autopilot FSD por subscrição
- A detecção facial racista do Zoom e Twitter
- Encomendas da Xbox Series X|S a 22 de Setembro
- OnePlus Nord está a fazer resets de fábrica espontâneos
- Autoridades dos EUA ordenam actualização de falha crítica do Windows Server
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)