2020/11/19

Notícias do dia

Apple reduz comissão na App Store para 15% para apps abaixo do $1M; Carglass envia passwords sem validação de email; streaming Nvidia GeForce Now no iOS via web app; Apple facilita temas no iOS 13.4 beta 2; Wonder Woman 1984 estreia no Natal em simultâneo nos cinemas e streaming; vimos como passar as fotos do Google Photos para um NAS; e nova directiva de telecomunicações promete protecções adicionais para os consumidores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer um carregador Aukey 2x USB-C de 36W.

Batterygate custa mais $113M à Apple

Os efeitos do caso Batterygate nos iPhones continuam a pesar à Apple, desta vez com o pagamento de mais 113 milhões de dólares referente a um caso nos EUA.

Este valor vem juntar-se aos $500 milhões que a Apple já pagou noutro caso, mas resulta num acordo que continua a permitir à Apple manter a posição oficial de que "não fez nada de errado", e que pode ser considerado uma pachincha, face à possibilidade do caso avançar e resultar num veredicto de culpa para a Apple, que poderia resultar numa multa bilionária de até 10 mil dólares por cada iPhone afectado. Falta saber se os processos na Europa irão resultar em euros visíveis para os clientes.


Google diz que RCS já está disponível para todos

A Google tem feito grande aposta no RCS como sendo o concorrente ao iMessage da Apple, e agora diz que estes "SMS do futuro" já estão disponíveis para todos através da app Messages no Android. E, respondendo aos pedidos dos utilizadores, está também a começar a testar o envio de mensagens encriptadas end-to-end.

Relembre-se que os planos da Google no que diz respeito a serviços de mensagens têm sido uma enorme "salgalhada", e que ainda agora as coisas se desdobram pelo (ainda resistente) Hangouts, novo Google Chat, este Messages, e isto sem falar da duplicidade do Duo e Meet para o vídeo. Veremos de que forma é que as coisas evoluem em 2021, para ver se a Google finalmente encontra um rumo... ou se já nem vale a pena ter esperança nisso. (Parece-me difícil que, tendo enxotado os utilizadores do Hangouts para serviços de chat de outras, consigam voltar a conquistar a sua confiança.)


Câmara do iPhone 12 Pro Max aproxima-se de uma DSLR

Os criadores da app de fotografia Halide estiveram a esmiuçar as capacidades da câmara melhorada do iPhone 12 Pro Max, com sensor de maiores dimensões e estabilização, e ficaram surpreendidos com os resultados, que superam até aquilo que o próprio iPhone mostra.

A câmara do iPhone 12 Pro Max consegue captar um nível de detalhe que rivaliza com o de câmaras DSLR, e que é traído pelos algoritmos de redução de ruído da própria Apple, que faz com que as imagens finais percam um pouco de nitidez - face ao que se torna possível extrair utilizando as imagens em RAW. Uma evolução que vai fazendo com que o habitual compromisso de "a melhor câmara é aquela que temos à mão" pareça não estar muito distante de deixar de ser um compromisso. Fico curioso para ver como estará o panorama das fotos (e vídeos) nos smartphones daqui por mais um par de anos.


Deco Proteste condenada por envio de spam

É profundamente caricato (e infeliz) que uma entidade que assume como defensora dos direitos dos consumidores os inunda com spam, mas isso agora resultou numa condenação em tribunal, tendo que pagar 2500 euros pelo envio de mensagens publicitárias não solicitadas. Um caso que que se vem juntar à multa de 107 mil euros da CNPD do ano passado.

Eu acho que já era melhor simplesmente definir estas multas como avenças recorrentes, pois uma visita à minha caixa de spam revela um email de spam da Deco Proteste recebido a semana passada (e seguramente só não são mais porque costumo apagar o spam várias vezes por mês).


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. 613 milhões de dólares para quem ganha tanto dinheiro, parece um excelente negócio para continuar a fazer truques para incentivar a troca de dispositivos sem verdadeira necessidade para isso (bastaria que fosse fácil e rápido a troca da bateria, como sempre foi antes dos fabricantes decidirem que iam começar a impedir a sua troca).

    ResponderEliminar